Barulho no freio ao pisar: 5 causas, do ‘chiado’ simples ao ‘ferro com ferro’
O freio fez barulho? Chiado pode ser simples, mas “ferro com ferro” é perigo de acidente. Veja 5 causas e o risco de ignorar o alerta
Ouvir um barulho no freio é algo que causa arrepio imediato na maioria dos motoristas, pois geralmente mexe com a segurança do carro. Ignorar esse sinal pode levar a um acidente grave ou a um conserto muito mais caro no futuro. Por isso, o Garagem360 preparou um guia com 5 possíveis causas para esse barulho. Confira!
Afinal, por que o barulho no freio acontece?
Vamos lá, o sistema de freio funciona por atrito, então, quando você pisa no pedal, as pastilhas “mordem” o disco de freio, e essa fricção gera calor e desgaste. O barulho é, quase sempre, um aviso de que algo nesse atrito está errado.

Pode ser um aviso simples, como sujeira, ou um alerta grave de que o sistema está prestes a falhar. O tipo de som ajuda a identificar o problema. Veja a seguir 5 possíveis causas para esse barulho!
1. O “assobio” ou “chiado” agudo (causa simples)
Esse é o barulho mais comum. É um chiado fino, que parece um assobio, e acontece ao frear de leve. Na maioria das vezes, isso não é grave.
Pode ser causado por sujeira (pó de terra ou fuligem) entre a pastilha e o disco. Outra causa comum é a umidade. Se o carro ficou parado na chuva, por exemplo, é normal o freio “assobiar” nas primeiras frenagens até secar.
2. O chiado que NÃO PARA (aviso de troca)
Diferente do assobio de sujeira, esse é um chiado metálico e constante. Ele aparece mesmo sem pisar no freio, mas fica mais alto na frenagem. Isso é um sinal de alerta de propósito.
Muitas pastilhas de freio têm um pequeno indicador de metal. Quando a pastilha gasta, esse metal raspa no disco para avisar o motorista que a troca é urgente. Então, se ouvir isso, corra para a oficina.
3. Barulho de “ferro com ferro” (Causa grave)
Este é o pior som. É um barulho áspero, de raspagem, como se dois metais estivessem se moendo. Se você ouviu isso, é porque a pastilha de freio acabou completamente. O que está freando o carro agora é a base de metal da pastilha contra o disco de metal. Isso é extremamente perigoso.

O carro perde muito a capacidade de frear. Além disso, o prejuízo aumenta, pois você está destruindo o disco de freio.
4. Estalos ou “cliques” ao frear
Agora, quando você pisa no freio e ouve um “clique” ou “toc” seco, o problema pode não ser a pastilha. Geralmente, isso indica folga em outras partes do sistema. Pode ser:
- Pinos da pinça de freio com folga;
- Buchas da bandeja de suspensão gastas;
- Parafusos da roda soltos.
Embora não pareça tão grave, essa folga pode afetar o alinhamento e a estabilidade da frenagem.
5. Pedal vibrando ou “tremendo”
Porém, se além do barulho, o seu pedal de freio vibra, o problema é quase certo: disco de freio empenado. O disco pode entortar por superaquecimento (como descer uma serra freando) ou por um choque térmico.
Essa vibração mostra que a pastilha não consegue mais “morder” o disco de forma lisa. O conserto exige a troca ou a retífica dos discos. Especialistas alertam que a limpeza correta do sistema é vital na hora da troca.
Vale ressaltar que o sistema de freio é o item de segurança mais importante do carro. Um barulho é o primeiro sintoma de que ele precisa de atenção. Por isso, não adie a manutenção.
Seu carro já fez algum desses barulhos? Qual era o diagnóstico? Conte para a gente nos comentários!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
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Fonte: garagem360






