O guia The World’s 50 Best Bars divulgou seu ranking anual com os melhores bares do mundo no dia 8 de outubro, durante uma cerimônia em Hong Kong. Desde 2009, a lista é elaborada de acordo com a opinião de bartenders, consultores e especialistas em coquetéis ao redor do mundo. Nesta edição, assim como na passada, há apenas um bar brasileiro entre os 50 melhores: o Tan Tan, em São Paulo.
O Tan Tan já aparecia nas últimas quatro edições. Em 2024, ocupou a 31ª posição, subindo 25 posições em relação a 2023, quando ocupava o 56º lugar da lista expandida. Comandado por Thiago Bañares, o bar de Pinheiros mistura alta coquetelaria e gastronomia de inspiração asiática, e se tornou referência nacional e internacional.
A carta de drinques autorais é renovada periodicamente, sempre unindo tradições japonesas e brasileiras. Quem assina os coquetéis é o head bartender Caio Carvalhaes, e a nova carta, “Pour-Hibition”, reflete a evolução da relação humana com o álcool com drinques que acompanham a tendência de quem bebe menos ou prefere opções sem álcool. Entre os destaques está o Sinner, uma bebida doce feita com milho e rum zero.
Para aproveitar melhor, vale chegar cedo ou fazer reserva e, se possível, sentar no balcão, de onde é possível acompanhar o preparo dos drinks.
Lista estendida
A lista estendida, com os endereços que ocupam da 51ª à 100ª, já havia sido divulgada anteriormente no dia 24 de setembro, com o paulistano Exímia ocupando a 61º posição. Antes mesmo de ser inaugurado em 2024, o bar já havia sido citado pelo guia como um dos 11 bares cuja abertura prometia chamar atenção. Um ano depois, a aposta foi confirmada, e o local conquistou seu espaço na lista.
Focada em alta coquetelaria, a casa ocupa três andares e tem como proposta explorar brasilidades com ingredientes nativos. Entre os drinques autorais, estão o Quebra-Queixo – que leva licor de coco e, como o nome sugere, o doce quebra-queixo – e o Eróica, preparado com manga e água de coco.
Ver essa foto no Instagram
Os melhores do mundo
Este ano, o título de melhor bar do mundo ficou com o Bar Leone, em Hong Kong. Conhecido por seus coquetéis clássicos e serviço caloroso, o espaço subiu uma posição em relação a 2024. Em segundo lugar, está o Handshake Speakeasy, bar na Cidade do México, que ocupava o primeiro lugar do ranking 2024 e é considerado o melhor da América do Norte. Completando o pódio, está o Sips, em Barcelona, que manteve sua colocação anterior.
Confira os 10 melhores bares do mundo:
1 – Bar Leone – Hong Kong
2 – Handshake Speakeasy – Cidade do México
3 – Sips – Barcelona
4 – Paradiso – Barcelona
5 – Tayêr + Elementary – Londres
6 – Connaught Bar – Londres
7 – Moebius Milano – Milão
9 – Jigger & Pony – Singapura
10 – Tres Monos – Buenos Aires
Fonte: viagemeturismo