Sophia @princesinhamt
Economia

Banco Central alerta sobre vazamento de dados de usuários do Pix

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Banco Central (BC) comunicou, nesta segunda-feira, 17, o vazamento de dados pessoais vinculados a 25,3 mil chaves sob responsabilidade da fintech QI SCD (QI Sociedade de Crédito Direto S.A). Esse foi o primeiro incidente de segurança registrado pela autoridade monetária em 2025.

Segundo o BC, o problema ocorreu devido a “falhas pontuais” nos sistemas da instituição. Dados sensíveis, como senhas, movimentações e saldos financeiros, não foram expostos.

A autoridade monetária informou que adotou as ações necessárias para apuração detalhada do caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação. “Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, diz o Banco Central, em .

O vazamento ocorreu entre 23 de fevereiro e 6 de março e envolveu informações cadastrais, como nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta.

YouTube video

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, informou o BC.

Os bancos informarão seus clientes que sofreram a exposição de dados. A notificação ocorrerá exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking da instituição. O BC reforçou que não usará outros meios de comunicação, como mensagens, telefonemas, SMS ou e-mail.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.