Lembra da Baidu? Serviço de robotáxis da empresa já ultrapassa 17 milhões de viagens
Apollo Go da Baidu atinge 17 milhões de viagens e realiza 250.000 viagens autônomas por semana. Fundador da Baidu projeta custo de US$ 0,25/milha até 2030 e lucratividade do serviço de robotáxis em 2025.
O setor de transporte autônomo está atingindo um ponto de inflexão, e a gigante de tecnologia chinesa Baidu é a protagonista global. De acordo com as estatísticas divulgadas em sua Conferência Mundial, o serviço de robotáxis Apollo Go está realizando mais de 250.000 viagens totalmente autônomas por semana, todas executadas sem a presença de um operador de segurança a bordo.
Serviço de robotáxis da Baidu já ultrapassa 17 milhões de viagens
A Baidu afirma ter liderança mundial neste segmento, com o Apollo Go já somando mais de 17 milhões de viagens concluídas globalmente. A empresa projeta um futuro onde os veículos autônomos redefinirão o transporte por aplicativo (ride-hailing), tornando-o drasticamente mais acessível.
Robin Li, fundador da Baidu, fez uma previsão ousada na conferência: até 2030, o custo operacional de um Robotáxi nos Estados Unidos poderá cair para apenas US$ 0,25 por milha (R$ 1,32). Essa redução massiva no custo é projetada para elevar a demanda por transporte por aplicativo em cinco a sete vezes.

“Assim que o transporte por aplicativo se tornar econômico e conveniente, a demanda latente será totalmente liberada”, afirmou Li. “Os veículos autônomos se transformarão em novos espaços de convivência móveis, abrindo inúmeras possibilidades sem precedentes.”
A expansão da Apollo Go tem sido rápida, abrangendo 22 cidades em todo o mundo. Além de grandes centros chineses como Pequim, Xangai e Shenzhen, o serviço já opera em cidades internacionais como Dubai e Abu Dhabi, demonstrando o alcance da tecnologia chinesa.
Segurança e Crescimento Acelerado
A Baidu apresentou métricas de segurança impressionantes: seus veículos autônomos percorrem, em média, 10,14 milhões de quilômetros antes de um único acionamento de airbag. Segundo Robin Li, este desempenho supera significativamente a performance de motoristas humanos e também a de concorrentes como a Waymo.
Nos últimos meses, o crescimento do Apollo Go acelerou de forma notável. Em menos de três meses após o último relatório de resultados, o serviço concluiu mais de 3 milhões de pedidos, representando um aumento de quase 50% em relação ao trimestre anterior.
Outro marco importante é a redução drástica no custo dos veículos autônomos de sexta geração da Apollo Go. O custo por carro caiu de milhões para 204.600 yuans (cerca de R$ 152.600). Com essa otimização de custos e a contínua melhoria da eficiência operacional, a Baidu projeta que as operações do Apollo Go, especialmente em Wuhan, estão se aproximando do ponto de equilíbrio e a lucratividade geral do serviço deverá ser alcançada até o final de 2025.
Com viagens a US$ 0,25 por milha, você trocaria seu carro particular por um robotáxi? Comente o futuro do transporte autônomo!
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






