Sophia @princesinhamt
Notícias

Aventureiro navega de caiaque de Cuiabá a Buenos Aires e conquista Pantanal em sua jornada: rumo aos últimos 25 dias

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Conhecido nas redes sociais como “Evandro Mato Grosso”, o economista, jornalista e pesquisador Evandro Carlos registra suas longas expedições de caiaque por rios do Brasil e da América do Sul em seu perfil no Instagram. Um vídeo em que ele é encontrado por uma dupla de curiosos viralizou na última semana. Nele Evandro revela a dupla que partiu no dia 1º de abril de Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá), com destino ao Rio Guaporé, em Mato Grosso do Sul. 


“Hoje completa 300 km, e tem mais 580 km até Corumbá, e depois descer o Guaporé. Acho que mais 25 dias eu termino”, diz ele, enquanto mostra o caiaque totalmente equipado.
Evandro já acumula mais de 6,5 mil quilômetros de navegação, incluindo travessias marcantes como a descida de Cuiabá até Buenos Aires, pelo Rio da Prata, há três anos. Em 2023, foi de Sapezal até Santarém (PA), passando pelos rios Papagaio, Juruena e Tapajós.
A bordo da pequena embarcação, Evandro filtra a própria água, cozinha em um fogareiro e usa uma antena portátil de internet via satélite para se manter conectado e compartilhar os registros da jornada.
O trecho escolhido para a expedição atual passa por uma área que ele ainda não havia percorrido em outras navegações. O maior desafio, segundo Evandro, será a passagem pela região Descalvados, uma antiga propriedade histórica do Pantanal, às margens do Rio Paraguai, próxima de Cáceres.
“Vai ser bronca […] são 100 km de nada, tem que dormir no mato, no aguapé”, disse, referindo-se à vegetação aquática típica da região.
 

 

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.