Cuiabá

Avanço do BRT em Cuiabá: Cinco frentes de trabalho e novas intervenções no trânsito

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2
As obras de implantação do Sistema BRT em Cuiabá avançam para cinco frentes de trabalho a partir da próxima semana, com diversas intervenções previstas em vias de grande circulação. Os serviços incluem drenagem, nova pavimentação, ajustes de pista e preparação de desvios, o que pode gerar interdições parciais e estreitamento de faixas em diferentes pontos da cidade.

Os trabalhos se concentram nos trechos entre a Defensoria Pública e o viaduto da Sefaz; entre a sede do Conselho Regional de Engenharia (CREA) e a Rua Voluntários da Pátria; e da Praça Ipiranga ao Ginásio do Colégio São Gonçalo. Também seguem as frentes na Avenida XV de Novembro e nas imediações do Shopping Popular.

Na região próxima ao viaduto da Sefaz, serão feitas aberturas para o sistema de drenagem, com interdição parcial das pistas. Equipes também atuam na instalação de meio-fio, nas juntas da pista de concreto e na terraplanagem para a construção de um novo retorno em frente à Avenida Juliano Costa Marques.

O Consórcio Integra BRT, responsável pela obra, prepara ainda um desvio provisório para o cruzamento da Avenida Dr. Hélio Ribeiro (Rua da Amaggi). O desvio, que ficará ao lado da pista atual, aguarda autorização da Prefeitura de Cuiabá para entrar em operação.

Na Avenida da Prainha (Tenente-Coronel Duarte) e no trecho entre o CREA e a Rua Voluntários da Pátria, está em execução uma nova capa asfáltica. Já do trecho entre a Praça Ipiranga e o Ginásio São Gonçalo, haverá estreitamento da via para aplicação do concreto flexível de transição.

As intervenções continuam ainda na Avenida XV de Novembro, com serviços de drenagem, construção de bocas de lobo e travessia de tubulação nas proximidades das travessas Paiaguás e Aníbal Bouret. Conforme o consórcio, podem ocorrer interdições temporárias de faixas.

Entre as avenidas Carmindo de Campos e Beira-Rio, na Avenida Tenente-Coronel Duarte, ocorrem escavações para implantação do sistema de drenagem por método não destrutivo, além do início da recuperação da pavimentação.

Complexo Leblon

No Complexo Viário do Jardim Leblon, não há mudanças nas interdições já existentes. As equipes seguem com perfurações na trincheira, execução da rede de drenagem, demolição do viaduto em frente à Todimo Lar Center, contenções de terra e novas escavações.


 
Da assessoria

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.