Combate ao Mosquito
Agronegócio

Avanço da Colheita de Soja no Rio Grande do Sul apesar da Restrição Hídrica

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O andamento da safra 2024/25 de soja segue em ritmo variado pelas regiões produtoras do Brasil. No RS, os produtores ainda enfrentam os efeitos da falta de chuva, o que já impacta diretamente a produtividade média das lavouras.

De acordo com o levantamento semanal da Emater, a colheita no estado avançou para 24% da área. No entanto, a escassez hídrica tem prejudicado a cultura, que, em sua maioria, encontra-se nas fases de enchimento de grãos e maturação.

A produtividade média no estado está estimada em 2.240 kg por hectare, mas os resultados variam consideravelmente conforme a região. No oeste do estado, algumas áreas registraram perdas severas, inviabilizando economicamente a colheita.

Em contrapartida, em Planalto e em Campos de Cima da Serra, a produtividade está mais próxima do potencial das cultivares, superando os 4.000 kg por hectare. Nas regiões das Missões e Central, a média de colheita realizada até o momento é de apenas oito sacas por hectare, enquanto o mínimo necessário para cobrir os custos de produção seria de 30 sacas por hectare.

Além do RS: a soja no Brasil

Em Mato Grosso, as máquinas avançaram nas lavouras, e a colheita de soja está praticamente finalizada. Segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), mais de 99% dos grãos já foram colhidos, um ritmo 9,95 pontos percentuais acima da média das últimas cinco safras para este período. As regiões Centro-Sul, Médio Norte, Noroeste e Norte do estado já concluíram os trabalhos no campo.

No Paraná, o Departamento de Economia Rural (Deral) reduziu novamente a projeção para a produção de soja, que agora é de 21 milhões de toneladas, representando uma queda de 0,6% em relação ao relatório anterior.

Na Bahia, a colheita de soja entra na reta final em todas as regiões produtoras, com aproximadamente 1,8 milhão de hectares colhidos. Comparada à safra anterior, as operações estão adiantadas, reflexo do clima favorável no início da janela de cultivo, que favoreceu uma boa implantação das lavouras.

Por fim, no Maranhão, de acordo com a Associação dos Produtores de Soja do Estado (Prosoja-MA), 58% da área plantada já foi colhida. Além disso, melhorias em trechos da BR-135 devem facilitar o escoamento da safra na região.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.