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Autônomos: Use IR como comprovante de renda para conquistar sua casa própria

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Da Redação

Para milhares de brasileiros que atuam como autônomos ou microempreendedores, conquistar a casa própria pode parecer um sonho distante, principalmente pela dificuldade de comprovar uma renda estável. Atualmente, 32 milhões de pessoas trabalham de forma informal no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sem contracheque ou vínculo empregatício formal, muitos desses profissionais enfrentam barreiras na hora de acessar crédito imobiliário. Nestes casos, um grande aliado pode ser a declaração do Imposto de Renda.

A Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) é um raio-X financeiro do contribuinte. Nela, constam os rendimentos recebidos durante o ano anterior, os bens adquiridos, dívidas, aplicações e outros dados que ajudam a demonstrar a estabilidade financeira do declarante.

Para profissionais liberais, autônomos e pequenos empresários, a DIRPF tem um papel ainda mais importante: serve como um dos principais comprovantes formais de renda. Esse documento costuma ser exigido em diversas situações, como locação de imóveis, solicitação de crédito, matrícula em instituições particulares e em processos de financiamento imobiliário.

Em Mato Grosso, há cerca de 1,5 mil unidades habitacionais disponíveis em Cuiabá e em Várzea Grande, comercializadas pela MRV, que podem ser financiadas de acordo com o perfil de cada cliente. A apresentação da DIRPF é um dos documentos que pode contribuir para a aprovação do crédito e viabilização da compra.

“Muitos clientes acreditam que é necessário ter carteira assinada para obter crédito imobiliário, mas isso não é verdade. O que as instituições financeiras realmente analisam é a capacidade de pagamento do solicitante, e isso pode ser demonstrado de diferentes formas, como extratos bancários, contratos de prestação de serviços, recibos e, claro, o IR”, explica César Santos, gestor comercial da MRV em Mato Grosso.

César destaca ainda a importância de preencher corretamente a declaração, com informações compatíveis ao financiamento almejado. “É fundamental que a declaração esteja completa, sem omissão de rendimentos, e que o recibo de entrega seja apresentado junto com o extrato completo, disponível no portal da Receita Federal. O essencial é comprovar uma renda estável e condizente com o valor do financiamento”, ressalta.

Declaração em dia abre portas – A regularidade fiscal é uma exigência básica para concessão de crédito e ajuda a aumentar as chances de aprovação. O Imposto de Renda, além de ser uma obrigação legal, se torna um aliado para quem quer crescer financeiramente com segurança.

Declaração 2025 – Estão obrigados a entregar a declaração neste ano os contribuintes que, em 2024:

* Receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 (como salários, aluguéis ou serviços prestados);
* Tiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil;
* Obtiveram ganho de capital na venda de bens ou direitos;
* Realizaram operações na Bolsa de Valores;

O programa de preenchimento pode ser baixado no site da Receita Federal, e a entrega deve ser feita até as 23h59 do dia 30 de maio de 2025.

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Fonte: unicanews

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