O desenvolvimento dos bebês de 2 anos é repleto de descobertas sobre o mundo, aprendizados por meio de brincadeiras e melhoria da fala com a ajuda dos pais. A curiosidade, o ato de imitar e fazer birras são comuns e fazem parte da etapa de crescimento da criança, que também começa a descobrir sentimentos como raiva, alegria, medo e timidez.
Para os pais, esse é o período que exige ainda mais atenção, pois os filhos devem conquistar novas habilidades, expandir o vocabulário e realizar atividades como correr, andar, pular e dançar. É nesta idade que ocorre o terrible two, ou seja, quando a criança fala “não” para quase tudo, não obedece e pode se jogar no chão ao ser repreendida. Vamos entender mais a seguir? Boa leitura!
Conteúdo
Quantas palavras uma criança de 2 anos fala?
Com 2 anos, as crianças podem falar até 300 palavras e tendem a formar frases curtas, mas que mostram o que precisam, como “eu quero água”. O tom da fala pode sair um pouco mais alto ou baixo, pois o bebê está aprendendo a controlar a entonação e o seu acompanhamento é indispensável.
O interessante nesse momento é incentivar a fala por meio da contação de histórias, ou seja, usar livros coloridos e atraentes com personagens chamativos. Faça a associação de sons aos objetos, de animais e personagens, inclua canções na rotina e sempre tente descrever os nomes dos itens às respectivas ações para ajudar a criança no aprendizado.
Quais habilidades motoras são comuns aos 2 anos?
A criança com 2 anos tem como habilidades motoras conseguir segurar e utilizar objetos pequenos, como uma colher para comer sem ajuda. Nas brincadeiras, ela pode correr, dar chutes em bolas, dançar ao escutar o som de músicas e aprender a se vestir sozinha — o que vai exigir mais autonomia dos pais ao bebê.
Coloque músicas divertidas ou vídeos para a criança de 2 anos escutar e dançar acompanhando o ritmo enquanto você dança junto. Ensine como fechar os botões das roupas, como pegar e segurar itens e a cuidar da higiene pessoal.
Mostre os movimentos certos da escovação dental para o bebê imitar e aprender por meio da observação para ter mais curiosidade de explorar o mundo. Tudo isso irá estimular a coordenação motora do bebê.
O desenvolvimento social da criança aos 2 anos é marcado pela dificuldade de compartilhar brinquedos, de não entender quando é a sua vez em uma brincadeira e pode demonstrar aborrecimento quando uma atividade não ocorre como ela quer — assim como ficar tímida ao conhecer outra pessoa. São características normais, pois o bebê de 2 anos ainda não aprendeu a controlar a própria saúde emocional da maneira correta.
Apoie o desenvolvimento emocional da criança ao explicar o que são os sentimentos. Incentivar o seu filho a falar como se sente é muito importante, pois é nesse momento que você deve dar colo e conversar sobre estar tudo bem em se sentir triste, com raiva, envergonhado ou frustrado.
Quantas horas de sono uma criança de 2 anos precisa?
Por dia, as crianças de 2 anos devem dormir entre 11 e 14 horas, uma característica biológica normal. É comum que o bebê queira passar mais tempo cochilando, o que deve ser controlado por você para não prejudicar a higiene do sono da noite até o dia seguinte.
Crie uma rotina de sono com banho relaxante, roupas aconchegantes, músicas baixas e agradáveis e conte histórias. As luzes do quarto dos bebês com 2 anos precisam ser baixas ou totalmente desligadas para estimular o ato de dormir.
O que fazer se meu filho rejeita alimentos?
Ter paciência e evitar brigar com a criança quando ela rejeita alimentos é importante para não deixá-la desconfortável, pois ela pode associar o momento ruim com o alimento. O correto é apresentar aos poucos os legumes, verduras e frutas para fazer o seu filho de 2 anos se acostumar com o cheiro, a cor, a textura e o sabor.
Utilizar as opções limitadas pode ser uma alternativa, ou seja, oferecer a autonomia para a criança escolher o que quer comer no almoço ao sugerir dois tipos de legumes. Você deve preparar e dar o exemplo na refeição comendo, pois é normal que os bebês fiquem mais interessados em experimentar o que você também ingere.
Quais brincadeiras ajudam no desenvolvimento aos 2 anos?
Brincar auxilia no desenvolvimento infantil motor, cognitivo e lógico de crianças com 2 anos, além de ser uma prática saudável que as faz explorar mais o mundo e desenvolver laços com os pais e outros bebês da mesma idade. A partir disso, há brincadeiras que você pode incluir na rotina para divertir o seu filho, como:
- Blocos de encaixar ou empilhar;
- Brincadeiras com bola;
- Instrumentos musicais;
- Brincar de casinha;
- Imitação;
- Dança;
- Pintar com as mãos.
As brincadeiras com bola fazem a criança trabalhar a coordenação motora grossa, que auxilia no fortalecimento muscular, na melhoria do equilíbrio e na conquista de reflexos. Dançar é uma atividade física agradável que trabalha não apenas os braços e as pernas, mas faz a criançada se divertir e aprimorar a criatividade e a imaginação.
Como lidar com as birras aos 2 anos?
Para lidar com as birras, acolha a criança ao abraçar, dar carinho e explicar os sentimentos quando a raiva dela desaparecer. Evite repreender os momentos de birra, pois são comuns e precisam ser trabalhados em vez de contidos.
Esse pode ser um ponto negativo para o desenvolvimento infantil. Portanto, é interessante sugerir que a criança demonstre o que sente por meio da fala ou do simples ato de desenhar.
Como ajudar meu filho a falar mais?
Para ajudar o seu filho a falar mais, use livros e leia histórias, trabalhe com os nomes dos objetos, inclua mais música na rotina e converse o tempo inteiro com a criança. Narrar o que você está fazendo pode ser bom para construir um diálogo e incentivá-la a dialogar com você aos poucos.
Brincar de fantoche ou fazer teatrinhos com animais pode auxiliar a estimular a fala da criança, pois são histórias que exigem mais interações linguísticas. Inicialmente, você deve trabalhar com frases simples e, gradualmente, incluir novas palavras para enriquecer o vocabulário do seu filho.
Quando devo me preocupar com o desenvolvimento?
Preocupe-se se o bebê não sorrir, não tentar falar ou fazer sinais na idade recomendada entre 10 a 12 meses nem responder aos estímulos. Inclusive, o salto de desenvolvimento de 2 anos do sono ocorre com birras e aborrecimento constante devido à criança não querer dormir no berço.
Na faixa-etária dos 2 anos, as crianças já conseguem andar sozinhas, costumam segurar os objetos, respondem aos sons do ambiente e tentam conversar mais. Em relação aos bebês com atraso, esses mesmos comportamentos podem ocorrer quando estão um pouco mais velhos.
Qual é a melhor dieta para uma criança de 2 anos?
A alimentação saudável é indispensável para a dieta da criança de 2 anos, pois os vegetais, os legumes e as frutas oferecem os nutrientes ideais de que o organismo precisa. Garantir uma refeição colorida, mas equilibrada, é de extrema importância para incentivar a comer bem, incluindo:
- Arroz;
- Feijão;
- Batata;
- Mandioca;
- Carnes magras;
- Ovos;
- Queijo;
- Iogurte natural batido com frutas;
- Leite.
Doces, industrializados e ultraprocessados não devem ser oferecidos para a criança porque contêm corantes e compostos que fazem mal ao organismo. São ricos em sódio e açúcar, o que apenas contribui para o desenvolvimento tardio de doenças, como sobrepeso e, futuramente, problemas como diabetes, hipertensão e colesterol alto.
Como expandir o vocabulário do meu filho?
Para expandir o vocabulário do seu filho, faça brincadeiras com palavras nas quais você mostra uma imagem de animal e deixa a criança tentar dizer o que é. Incentive sempre o ato de conversar desde o momento em que saem da cama para construir esse hábito.
Isso acarreta o aprendizado de novas palavras gradualmente. Músicas são ideais para auxiliar o canto, as danças e a memorizar os sons e as formas de reproduzir as palavras.
Como incentivar a independência saudável?
Estimule a independência do seu filho de 2 anos ensinando-o a guardar os próprios brinquedos, calçar os sapatos, escolher as roupas e a comer sozinho com a sua supervisão. Cobrar o bebê para fazer essas tarefas com rapidez não é ideal, pois prejudica o processo de aprendizagem.
Na cozinha, você pode ensinar à criança o que são os alimentos e como podem ser usados para preparar uma refeição saborosa. Com ela ao seu lado, mostre como manusear desde os ovos até a manteiga e a deixe reproduzir sozinha, tanto para estimular a coordenação motora fina como a autonomia.
É normal ter preferências por brinquedos?
As crianças têm preferências por brinquedos e podem ter um interesse maior por um único item por determinado tempo. Ofereça outras opções de objetos para brincar, mostre como podem ser usados e utilize o item favorito do bebê durante a atividade para gerar interesse.
O gosto por uma única roupa é outro fator comum, mas que pode ser trabalhado por você com as coleções especiais e confortáveis da Brandili. Surpreenda a sua criança com as cores favoritas dela por meio de peças aconchegantes e próprias para usar a todo momento.
Como ensinar meu filho a expressar as emoções?
Use cards de figuras para ensinar o seu filho a se expressar e faça sons de raiva, alegria, tristeza e medo para representar melhor o que cada item significa. Dê nome às imagens para fazer a criança entender como as dizer enquanto conversa com você, pois pode ajudar também no controle da birra.
Vídeos são ótimos para ensinar as emoções e orientar a criança a demonstrar o que sente sem sentir medo ou receio. O acolhimento é fundamental em todas as etapas da vida do seu filho, mas principalmente nesse salto dos dois anos de idade quando ocorrem excessos de raiva.
Ainda, roupas ajudam a trabalhar com os sentimentos, e as crianças podem querer expressar o que sentem com as peças como as da Brandili. Escolha camisas, blusas, calças, vestidos ou bermudas e presenteie o seu filho com trajes coloridos para se divertirem enquanto aprendem sobre tudo.
Agora que você já sabe como lidar com essa fase dos dois anos do seu bebê, confira também o nosso post sobre como lidar com crianças de quatro anos e se prepare para os desafios que estão por vir!
Fonte: blog brandili