Sophia @princesinhamt
Autoajuda

Como estimular o desenvolvimento intelectual das crianças: 5 dicas essenciais!

2025 word1
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

Basta falar em crianças extraordinĂĄrias para que caracterĂ­sticas como superdotada, brilhante e com desempenho acadĂȘmico impecĂĄvel venham Ă  mente. No entanto, nĂŁo Ă© necessĂĄrio apresentar alguma habilidade incrĂ­vel para ter a inteligĂȘncia acima da mĂ©dia. “Para ser um super gĂȘnio, basta que todas as ĂĄreas de seu desenvolvimento sejam bem estimuladas”, garante a especialista em neurociĂȘncia Fernanda Monteiro.

Autora do livro Super GĂȘnios, ela explica que isso Ă© possĂ­vel quando os pais incentivam os filhos dentro de um ambiente saudĂĄvel e afetuoso. Isso porque, “atĂ© os 6 anos de idade a criança estĂĄ em um momento decisivo para o aumento de suas estruturas e funçÔes cerebrais, e consegue adquirir novas habilidades”, afirma Fernanda, ao citar que o cĂ©rebro do bebĂȘ, por exemplo, realiza atĂ© mil conexĂ”es por segundo. “É a fase de maior velocidade do desenvolvimento cerebral”.

Por isso, ela sugere o estĂ­mulo de cinco aspectos fĂ­sicos e emocionais na educação da criança para que ela apresente melhor desempenho acadĂȘmico, profissional e social ao longo da vida. “É um mĂ©todo simples conhecido como Brinc, que foi criado apĂłs anos de observação clĂ­nica e trabalhos de pesquisa”.

Com essa tĂ©cnica, os pais identificam as necessidades do filho, preparam um ambiente saudĂĄvel para ele e usam ferramentas importantes que aumentam suas capacidades sensoriais, motoras, cognitivas e emocionais. Afinal, “toda criança tem seu potencial de desenvolvimento garantido quando lhe oferecemos um ambiente incentivador, seguro e afetivo”, aponta a especialista, ao apresentar abaixo quais sĂŁo as cinco dicas para criação de um super gĂȘnio.

  1. Brincar

    O primeiro pilar Ă© a utilização de atividades lĂșdicas e divertidas para ensinar a criança, pois isso dĂĄ aos pequenos a chance de explorar o conhecimento de forma prazerosa e motivadora. AlĂ©m disso, a autora afirma que os bebĂȘs tambĂ©m devem brincar de maneira livre, usando a imaginação e aproveitando, ao mĂĄximo, o que tiverem por perto. “AtĂ© os 2 anos, por exemplo, o aprendizado Ă© feito pelos sentidos e pela ĂĄrea motora, entĂŁo a criança explora o mesmo objeto de vĂĄrias formas e resolve problemas por meio da repetição”.

    JĂĄ Ă  medida em que cresce, as aulas extracurriculares que os pais adoram – como natação, inglĂȘs, violĂŁo, balĂ© e tantas outras – tambĂ©m devem se tornar uma forma de diversĂŁo para o filho, e nĂŁo apenas uma obrigação para que ele se destaque entre os colegas. “NĂŁo hĂĄ nada de errado em fazer essas atividades extras, mas elas devem ser um momento de aprendizagem e prazer”.

  2. Relação afetiva

    AlĂ©m de se divertir, a criança precisa receber carinho dentro de casa, pois esse afeto transmitido desde os primeiros momentos de vida formam a estrutura emocional que o indivĂ­duo levarĂĄ para o futuro. “E esse vĂ­nculo Ă© ainda mais importante no cuidado com o bebĂȘ, porque Ă© por meio do afeto que ele começa sua adaptação ao mundo, se sente seguro e aprende a controlar a ansiedade diante do desconhecido”, aponta Fernanda, ao indicar que isso influencia em todo o desenvolvimento neurolĂłgico da criança ligado ao comportamento e Ă s suas emoçÔes.

  3. Interação

    SĂł que, para essa relação afetiva acontecer, Ă© necessĂĄrio que exista interação familiar constante por meio de abraços, beijos e diĂĄlogo. De acordo com a especialista em neurociĂȘncia, essa troca de experiĂȘncias entre adultos e crianças gera estĂ­mulos cognitivos importantes para os filhos e contribui no progresso de funçÔes como a atenção, resolução de problemas, autocontrole, obediĂȘncia, organização, busca por metas e a inibição de comportamentos inadequados. “Lembrando que os pais ou cuidadores precisam servir como referĂȘncia para a criança, pois ela aprende por meio da observação desse adulto”.

  4. Neurodesenvolvimento

    Outro fator importante para estimular a inteligĂȘncia dos filhos Ă© promover suas habilidades e competĂȘncias em cada fase, pois o cĂ©rebro passa por mudanças de acordo com a idade. Por isso, Ă© importante pesquisar atividades para as diferentes etapas da infĂąncia e perceber em quais delas a criança se destaca. “Alguns gostam mais de desenhar, outros de ler e escrever, ou ainda de correr, pular e jogar bola”, exemplifica Fernanda, ao pedir que os pais incentivem o desenvolvimento desses talentos, mas sem comprometer o estĂ­mulo Ă s demais aptidĂ”es.

    O que pode ser feito, inclusive, Ă© aproveitar um assunto de interesse do pequeno para apresentar a ele outras formas de conhecimento. “Para uma criança que gosta muito de jogar bola, por exemplo, podemos oferecer tarefas de pintura, recorte, colagem, jogos ou livros com o tema de futebol”, incentiva. “Isso farĂĄ com que ela experimente outras habilidades, a tirarĂĄ de sua zona de conforto e a ajudarĂĄ a lidar com novos desafios”.

  5. Condutas

    Por fim, os pequenos precisam de uma rotina organizada dentro de casa para que tenham previsibilidade do que acontecerĂĄ durante o dia e se sintam mais seguros para iniciar, sozinhos, algumas das tarefas previstas. “Isso ajudarĂĄ no desenvolvimento de sua independĂȘncia e autonomia”, afirma Fernanda, que tambĂ©m aponta a necessidade de impor regras para que a criança desenvolva a resiliĂȘncia. “Afinal, ela precisa aprender a lidar com a frustração diante dos limites colocados, que sĂŁo benĂ©ficos para seu desenvolvimento pleno”.

Fonte: semprefamilia.com.br

Sobre o autor

Avatar de FĂĄbio Neves

FĂĄbio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo