Ser chamado para uma conversa difícil ou chamar alguém para resolver alguma questão, sempre traz um sentimento de preocupação. Pode ser pelo desfecho da situação, a conhecida ansiedade, ou pela preocupação de não saber lidar com as suas emoções e as do outro naquele momento.
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Recentemente, em uma de nossas matérias, falamos sobre boas práticas para se ter antes de uma conversa difícil, para minimizar ao máximo os impactos daquele conflito. Entretanto, não se pode fugir da situação, sob pena de sofrer psicologicamente ao guardar o que é preciso falar. Jéssica Rodrigues, comunicóloga e especialista em Comunicação Não Violenta explica que os conflitos são um convite para aprendermos a lidar com nossos limites e emoções.
Então, para conduzir bem uma conversa difícil e sair com a questão resolvida, sem mágoas, ela propõe cinco dicas práticas:
- Organize seus pedidos antes de falar com o outro
Na correria do dia a dia, vamos falando o que vem à cabeça sem ter o cuidado de formular nossos pedidos. Antes de começar a conversa pense objetivamente no assunto, utilize as quatro etapas indicadas por Marshall Rosenberg: observação, descoberta dos sentimentos, identificação das necessidades e clareza ao falar, e organize suas ideias.
- Deixe clara sua intenção antes de começar a conversa
Muitas conversas difíceis já começam com trocas de acusações, inviabilizando um diálogo saudável. Por isso, é importante deixar claras as intenções com a conversa, destacando que a resolução de um problema não deve interferir no relacionamento pessoal entre as pessoas.
- Contextualize
Quantas vezes alguém já começou a puxar um assunto ou falar de alguma demanda de trabalho que você nem sabia do que se tratava? Isso é comum porque ao querer resolver tudo de uma vez, nossa fala não acompanha. Portanto, antes de começar qualquer diálogo, contextualize sua fala.
- Veja se o outro entendeu o que você disse
Para se ter a certeza de que a mensagem chegou do jeito que gostaria, cabe até pedir que o outro conte o que entendeu sobre a conversa, buscando ter a certeza de que foi claro o diálogo.
- Troque o “você me…” por “eu estou..”
No lugar de falar “Você me deixa irritada”, busque dizer “Estou irritada com tal coisa que aconteceu”. Essa troca diminui as chances de a pessoa ouvir apenas uma crítica e ajuda nos conflitos do dia a dia.
Fonte: semprefamilia.com.br