Carros & Motos

Aumento de 2,51% no IPVA 2026 em SP: Consulta do valor venal já disponível

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

IPVA 2026 em SP fica 2,51% mais caro: consulta do valor venal já está liberada

Sefaz-SP liberou a consulta do valor venal do IPVA 2026. Saiba como checar o imposto pela placa. O IPVA ficou em média 2,51% mais caro em SP. Veja as alíquotas e as regras de isenção para híbridos e elétricos.

Os proprietários de veículos em São Paulo já podem se preparar para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026. A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) liberou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, a consulta aos valores venais dos veículos, que servem de base para o cálculo do imposto.

IPVA 2026 em SP fica 2,51% mais caro: consulta do valor venal já está liberada

Para checar o valor venal do seu automóvel e ter uma prévia do IPVA 2026, basta acessar o Sistema de Veículos (Sivei) no site oficial da Sefaz-SP e informar o número da placa. Em breve, o pagamento do imposto será liberado em toda a rede bancária credenciada.

Em comparação com o ano de 2024, o IPVA de 2026 ficou, em média, 2,51% mais caro. Esse aumento é um reflexo direto da valorização média que os veículos apresentaram no mercado varejista.

O levantamento que determinou os novos valores venais foi realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), abrangendo 13.571 modelos e versões de todas as marcas. A pesquisa utilizou como referência os preços de venda praticados entre setembro e outubro de 2025.

IPVA 2026 em SP fica 2,51% mais caro: consulta do valor venal já está liberada - Foto: PexelsIPVA 2026 em SP fica 2,51% mais caro: consulta do valor venal já está liberada - Foto: Pexels
IPVA 2026 em SP fica 2,51% mais caro: consulta do valor venal já está liberada – Foto: Pexels

 Alíquotas e Isenções Permanecem Inalteradas

As alíquotas do IPVA em São Paulo para veículos particulares foram mantidas, sem alterações para o próximo ano. As taxas são as seguintes:

  • 4%: Carros de passeio.

  • 2%: Motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado.

  • 1,5%: Caminhões.

  • 1%: Modelos de locadoras.

Em relação às isenções, o estado de São Paulo continua incentivando veículos menos poluentes:

  • Isenção Total: Veículos movidos a hidrogênio.

  • Isenção Parcial (até R$ 250 mil): Veículos híbridos com motor elétrico e a combustão flex, movido a etanol.

  • Outras Isenções: Ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural (incluindo biometano).

Os proprietários devem ficar atentos para as datas de vencimento que serão divulgadas em breve para aproveitar os descontos oferecidos pelo pagamento à vista.

Leia aqui: Mais caro: Preço do etanol sobe 1,81% em dezembro


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.