Notícias

Aumento alarmante: Cuiabá registra crescimento de 702% nos casos de gripe

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um levantamento da Vigilância Epidemiológica apontou um aumento de 702% nos casos de gripe (Influenza A e B) entre os moradores de Cuiabá, o primeiro semestre de 2025, comparado ao mesmo período do ano passado. O documento foi divulgado nessa sexta-feira (4) pela prefeitura da capital.

Foram registrados 754 casos entre cuiabanos entre as semanas epidemiológicas (29 de dezembro de 2024 a 21 de junho deste ano). Em 2024, o número de casos no mesmo intervalo havia sido de 94.

Ao todo, somando residentes e não residentes, foram notificados 879 casos de influenza em Cuiabá neste ano. A maioria das ocorrências foi em crianças de até 6 anos, que somam 389 casos. Em seguida, a faixa etária de 15 a 59 anos representa 253 casos e, entre idosos com mais de 60 anos, foram 95 registros.

De acordo com a Secretaria de Saúde, esse aumento expressivo pode estar relacionado, com:

  • maior circulação dos vírus;
  • baixa cobertura vacinal;
  • maior oferta de exames de diagnóstico.

Além do aumento nos casos, foram registrados 12 mortes por influenza entre as pessoas hospitalizadas com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), sendo 11 delas em pessoas acima de 60 anos e 1 em um bebê com menos de 1 ano de idade. Segundo a Vigilância, entre os idosos, todos os que morreram estavam sem se vacinar contra a gripe há mais de um ano.

A campanha de imunização segue disponível nas unidades básicas de saúde de Cuiabá.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.