“No começo da semana passada comecei a receber diversas ligações de clientes que estavam aguardando Sedex retornarem do consulado americano, eles têm o código de rastreio que o consulado libera, mas esses passaportes não estão chegando na casa dos clientes. O consulado envia para a casa dos clientes e a gente também disponibiliza o nosso escritório para recebimento, por conta de às vezes as pessoas não estarem em casa. Começamos a receber um volume muito alto de ligação, anormal, fomos checar e os passaportes saem do consulado, mas não chegam no destino final, Mato Grosso de modo geral. A maioria percebemos que estão vindo de Brasília”, relata Adaiane.
Ela também aponta atrasos nos envios no sentido oposto, de Cuiabá para Brasília, o que tem impedido o andamento de processos de solicitação de visto. “Também o contrário, existem envios meus, Cuiabá para Brasília, também de passaportes, que foram dia 2 de maio e, até hoje, não chegou no destino, não chegou no portador que deveria levar no consulado. Já tive cliente que teve que fazer um passaporte de emergência, está em trâmite dentro da Polícia Federal, porque ele embarca dia 5 de junho e a gente não consegue protocolar lá na embaixada o pedido do visto dele, porque até anteontem precisava do visto.”
Em um dos casos mais graves, um cliente perdeu uma viagem internacional. “Tive um cliente que não embarcou, ele ia para China, a viagem dele era dia 8 de maio e a entrega do passaporte era para ter acontecido no dia 2 de maio. Até hoje, dia 16 de maio, não chegou. Estou aguardando um envio de Sedex que foi postado dia 28 de abril e até hoje não chegou.”
Adaiane explica que, por se tratar de documento original, não há alternativa viável ao serviço dos Correios.
A empresa identificou que os atrasos começaram no dia 2 de maio. Até o momento, os Correios não deram retorno sobre os problemas relatados.
“No caso do documento passaporte, estamos sem saída, para ser bem sincera. Usar o serviço de cargo da Latam, Gol ou Azul, não é possível, porque documento original só pode ser transportante pelo Correios. Fiz uma tentativa de contratar uma empresa privada de cargas, que faz carga interestadual, quando eles perguntam o que eu estou mandando e eu falo que é um envelope com passaporte, eles também não podem transportar. Tem uma lei federal que subentende que passaportes é somente o Correios que pode transportar por se tratar de documento original. Então, é só com o Correios e eles não se manifestam.”
Fonte: Olhar Direto