para muitos cinéfilos quanto os de , e muitos outros atores cujas carreiras decolaram na década de 70. Tragicamente, sua passagem por Hollywood não foi apenas curta, mas também extremamente impressionante: morreu em 1978 com apenas 42 anos em decorrência de um câncer nos ossos, tendo feito apenas cinco filmes até então. No entanto, cada um deles é um clássico – e três até ganharam .
John Cazale estrelou cinco obras-primas consecutivas
Antes de dar o salto para as telonas, Cazale fez seu nome nos palcos teatrais de Nova York. Foi lá que conheceu o jovem Al Pacino, que se tornaria não apenas um amigo próximo, mas também um colaborador artístico de longa data.
O primeiro papel de Cazale no cinema foi ao lado do futuro vencedor do Oscar. Quando procurava um ator para interpretar Fredo Corleone em , em 1972, o diretor de elenco recomendou o ainda desconhecido Cazale – que prontamente conquistou o papel e deixou uma impressão duradoura com sua estreia nas telas.

Warner Bros.
Coppola ficou tão impressionado com o talento de Cazale que contratou o aclamado ator para seu próximo projeto: . No thriller paranoico, Cazale interpretou um colega do especialista em vigilância Harry Caul (). O filme pode nunca ter alcançado o mesmo nível de reconhecimento que O Poderoso Chefão e similares, mas muitos o consideram um dos melhores trabalhos de direção de Coppola.
No mesmo ano, Cazale reprisou seu papel como Fredo em , e, em 1975, estrelou novamente ao lado de Pacino, desta vez sob a direção de . Inspirados por um assalto a banco real no Brooklyn, os dois pesos-pesados estrelaram como uma dupla improvável de ladrões. Cazale até recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, e o filme foi indicado a seis Oscars.
Três anos depois, seu último papel veio em um filme que se provou outro grande sucesso: , de . No intenso drama de guerra, Cazale atuou ao lado de De Niro, e sua então parceira .
Cazale pôde, assim, brilhar pela quinta vez em uma obra-prima. O que muitos não sabiam, porém, era que ele já havia adoecido gravemente durante as filmagens – e quase foi substituído. Mas tanto De Niro quanto Streep fizeram uma campanha vigorosa em seu nome, com De Niro até concordando em cobrir pessoalmente os custos do seguro. Cazale faleceu em 12 de março de 1978 – antes mesmo do lançamento de O Franco Atirador.
John Cazale teve uma carreira absolutamente perfeita, com 5 . É muito provável que obras menos impactantes tivessem sido adicionadas nos anos seguintes – mas, ao mesmo tempo, Cazale teria tido uma chance real de chegar ao topo e ser mencionado hoje, ao mesmo tempo que colegas como De Niro e Pacino – que disse mais tarde sobre seu amigo: “Aprendi mais sobre atuação com John do que com qualquer outra pessoa. Ele foi o melhor ator com quem já trabalhei.”
Fonte: adorocinema