A jovem mato-grossense Isabella Freire, de 12 anos, participou do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, que se encerra neste final de semana, em João Pessoa (PB), representando o Estado na competição. Além de vencer o desafio esportivo, a jovem atleta, que sonha se perpetuar na carreira, também teve a oportunidade de ver de perto a atuação das campeãs olímpicas brasileiras.
Rebeca Andrade, Jade, Flávia Saraiva e Lorrane, medalhistas nas Olimpíadas de Paris, participaram da mesma competição em que Isabella estava. A mato-grossense competiu nas modalidades solo, paralelas assimétricas, trave e salto, porém, na categoria infantil.
“Ter a oportunidade de ver de perto as campeãs olímpicas foi uma experiência inesquecível. Ver essas grandes referências do esporte, que já conquistaram títulos internacionais e elevaram a ginástica brasileira ao mais alto nível, é algo extremamente inspirador”, disse a atleta mirim.
Isabella participou da competição junto a outras quatro ginastas de Mato Grosso, que treinam no Centro de Treinamento de Ginástica Artística, em Cuiabá, acompanhadas pela treinadora Lilian Silva.
Para a mãe da atleta, Katiuscia Freire, que acompanhou a participação da jovem no campeonato nacional, todo esforço e dedicação da filha são motivos de orgulho. “Vejo com bons olhos a dedicação e paixão da minha filha pelo esporte, mesmo com as exigências dos estudos. Acredito que o envolvimento com a ginástica tem ajudado Isabella a desenvolver habilidades de gestão de tempo, organização, disciplina e foco”, comemorou.
Isabella, que já teve ‘carreira de miss’ anteriormente, ganhadora de diversas faixas por beleza e desenvoltura, falou sobre sua paixão pelos esportes, que não se limita à ginástica artística.
“Participar dessas competições tem sido uma experiência muito enriquecedora para mim, é uma mistura de emoções que não sei explicar. A cada competição me sinto mais forte e realizada. Tento me esforçar ao máximo, porque a ginástica é minha paixão, apesar de gostar de outros esportes, como o futebol”, contou.
Depois de 10 dias do retorno da Paraíba, Isabella já ‘embarca’ em novo desafio. De 30 de setembro a 3 de outubro, participará dos Jogos Escolares Nacionais, em que representará a escola Escola ECSA na fase municipal. Ela também conquistou vaga para o campeonato mato-grossense, representando o município de Cuiabá, para a etapa nacional, que será realizada na cidade de Recife (PE).
Depois, em novembro, Isabella participará do Campeonato Nacional de Ginástica Artística, em Palmas (TO).
“Acredito que o esporte, de um modo em geral, tem um impacto muito positivo na vida das crianças e dos adolescentes, tanto fora quanto dentro da escola. Fora da escola, a ginástica contribui para que Isabella tenha um estilo de vida saudável e desenvolva valores como disciplina e resiliência”, completou a mãe.
Fonte: leiagora