Combate ao Mosquito
Mundo

Ativistas da esquerda brasileira na Europa pressionam governo Lula por mais apoio

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Brasileiros de coletivos de esquerda que moram em Portugal e outros países da Europa, como Espanha, Irlanda e França, apresentaram neste domingo, 23, uma série de reivindicações da dita diáspora brasileira a ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre as cobranças, pediram apoio a cidadãos brasileiros vítimas de xenofobia ou em situação de vulnerabilidade social no exterior. 

O núcleo o PT em Portugal organizou o encontro, que juntou cerca de 40 organizações de brasileiros na Europa com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Luiz de Almeida, e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, que estão em Lisboa como parte da comitiva presidencial.

Segundo Macedo, o encontro deve resultar em uma “correção de rumos” em relação os serviços consulares e das embaixadas. “Recebemos uma série de sugestões. Vamos fazer um relatório para o embaixador Mauro Vieira (atual chanceler) e dar ciência ao presidente Lula”, afirmou. Entre as demandas, há questão como mudança de horário de atendimento e canais para denúncias de xenofobia e racismo. Embora sem medidas efetivas anunciadas, o ministro disse que a reunião demonstra a vontade da atual gestão em ouvir a população brasileira. “Marca um momento novo de dialogo”, disse.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.