Mundo

Atirador em Manhattan pretendia atacar sede da NFL, afirma prefeito após confusão no elevador

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O prefeito de Nova York, Eric Adams, afirmou nesta terça-feira, 29, em entrevista ao canal Fox News, que o tinha como alvo a sede da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL). O homem, contudo, entrou no elevador errado e abriu fogo em outro andar.

Entre os mortos está um policial nova-iorquino que estava de folga. O autor do ataque foi identificado como Shane Tamura, que, segundo a polícia, tinha histórico de problemas de saúde mental.

Um bilhete encontrado na carteira de Tamura revelava que ele guardava ressentimento contra a NFL por acreditar sofrer de encefalopatia traumática crônica (CTE). A sigla refere-se a uma doença cerebral associada a impactos repetitivos na cabeça, comum entre atletas de esportes de contato. O diagnóstico definitivo da CTE só pode ocorrer depois da morte.

Descrito como incoerente, o bilhete pedia que seu cérebro passasse por estudos depois de seu falecimento e fazia menção direta à liga. Segundo uma fonte ouvida pela agência Associated Press, o texto também citava o ex-jogador Terry Long e mencionava o consumo de anticongelante.

O tiroteio ocorreu em um arranha-céu que abriga, entre vários outros escritórios, a sede da NFL e a do grupo de investimentos Blackstone. A empresa é uma das maiores gestoras de ativos do mundo, com presença, aliás, no Brasil. Em comunicado a funcionários, a Blackstone confirmou que uma de suas executivas, Wesley LePatner, de 43 anos, está entre as vítimas do ataque.

As investigações ainda não determinaram oficialmente a motivação do crime, mas apuram principalmente se o prédio era alvo justamente por abrigar a NFL, com base nas anotações que as autoridades encontraram com o autor dos disparos.

Câmeras de segurança registraram o momento em que Tamura deixou uma BMW parada em fila dupla, por volta das 18h30, atravessou uma praça carregando um fuzil M4 e entrou no edifício.

Segundo a comissária de polícia Jessica Tisch, ele começou a atirar ainda no saguão, matando o policial que trabalhava como segurança de uma empresa privada e atingindo uma mulher que tentava se proteger enquanto o local era alvejado.

+

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.