TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Cinema

As Irmãs do Vale: Freiras reais que cultivam maconha e inspiraram Paul Thomas Anderson

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

não é inspirado em uma história real, mas há coisas nele que se assemelham muito ao nosso mundo. Os supremacistas brancos e a perseguição à imigração soarão familiares, mas há um grupo de personagens que aparecem no filme que são muito reais: as freiras que cultivam maconha.

Baseado livremente no livro Vineland de , Uma Batalha Após a Outra, dirigido por , segue Bob Ferguson, um ex-revolucionário em baixa que deve voltar à luta quando sua filha Willa desaparece. Em um momento do filme, Willa é levada a um lugar seguro por Deandra, uma aliada que a leva a um convento muito peculiar: há freiras, mas não são freiras típicas. Elas se dedicam ao cultivo de cannabis.

As Irmãs do Vale é um grupo internacional de ativistas que cultiva, processa – fazem óleos, tinturas e unguentos de CBD – e fuma maconha. Embora não estejam vinculadas a nenhuma ordem religiosa, vestem hábito e seguem o ciclo lunar na hora de cultivar a planta.

A organização foi fundada em 2014 nos Estados Unidos e agora é um negócio milionário. Dedicam-se a promover os poderes curativos da cannabis aproveitando a legislação da América do Norte, que permite o uso recreativo da maconha em alguns estados. As Irmãs do Vale, que inspiraram Anderson, estão estabelecidas em Merced, Califórnia, mas também há grupos no México e em Nova York.

“Um filme que define nosso tempo”

2025 word3

Warner Bros.

As Irmãs do Vale, que aparecem no filme, compartilharam imagens das filmagens em sua conta no Instagram. “Uma grande honra e agradecidas por termos sido convidadas a fazer parte desta obra-prima, um filme que define nosso tempo. Uma obra que ressoará hoje e nas próximas décadas. Não poderíamos estar mais orgulhosas de sua mensagem, seu legado e tudo o que representa”, dizem em uma das publicações.

Florencia Martin, a designer de produção de Uma Batalha Após a Outra, contou à Variety que o coletivo foi de grande ajuda quando Anderson e sua equipe construíram o lar das Irmãs do Castor Corajoso, o nome que recebe o grupo de freiras no filme. “Não se vê realmente, mas elas tinham uma grande seção de cultivo de maconha no convento”, contou Martin.

As Irmãs do Vale deram uma ideia de como poderia ser e funcionar uma comunidade como a delas. Não se tratava tanto de um santuário de clausura, mas de uma cooperativa autossuficiente e contracultural. As cenas foram filmadas na Missão La Purísima Concepción, um complexo de uma missão católica espanhola que ainda se mantém de pé e que se encontra em Lompoc, Califórnia.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.