Música

Artista pop no Brasil: a visão de Liniker sobre a representatividade na música

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Desfrutando do sucesso do álbum “CAJU” (2024), a cantora Linikerfez uma análise sobre o cenário da música pop no Brasil, durante uma nova entrevista. “Acho que pop, para mim, é popularizar o afeto e a gente tentar sair desse lugar onde só artista branca, de cabelo loiro e milhões de seguidores é lida como artista pop no Brasil. Mas a travesti preta também é”, ela disse no podcast “Segue o Som”, do jornalista Pietro Reis.

Liniker responde sobre música pop:"só artista branca, loira, com milhões de seguidores, é lida como artista pop no Brasil"

(Foto: YouTube / Pietro Reis)

Na entrevista, a cantora aponta para o racismo velado na chamada cultura pop. “Eu acho que o pop muitas vezes tem esse direcionamento bastante específico, que são artistas brancos principalmente. Acho que todo mundo que faz pop, enquanto pessoa preta, é colocado em subgêneros: afropop ou qualquer outra nomenclatura que as pessoas acabam escolhendo para velar o racismo delas”, observa a artista.

Liniker furou a bolha com “CAJU”

Com o “CAJU”, Liniker conseguiu subverter o sistema e levou os troféus de melhor artista pop e melhor lançamento pop no Prêmio da Música Brasileira neste ano. Além disso, venceu as categorias de artista do ano e álbum do ano no Prêmio Multishow em 2024. Foi a grande campeã da premiação.

“Entendi que meu som seria pop pela qualidade do que eu estava entregando, pelo investimento, pela sonoridade, pela inventividade, e pelo pop de popular – um som popular para que as pessoas escutem no metrô, em casa, na academia, no bar, no samba, no casamento, que aquilo tocasse o coração das pessoas. Eu acho que é tentar popularizar o afeto mesmo. Quando você populariza o afeto… Hoje eu não sou mais uma cantora que canto só para minha comunidade – ainda sendo da minha comunidade e defendendo nossos direitos. É saber que meu disco é escutado por pessoas brancas, pretas, indígenas, de todas as nomenclaturas, de todas as raças, de todos os gêneros, no Brasil, fora do Brasil”, comenta.

Fonte: portalpopline

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.