Eventos

Artista plástico sobrevivente de Nagasaki falece aos 86 anos em Cuiabá

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

O artista plástico japonês Masanobu Kazurayama morreu nesta terça-feira (17), em Cuiabá, aos 86 anos. Mestre do curso de pintura do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ele chegou ao Brasil em 1961 e construiu carreira no cenário artístico cuiabano.

O velório acontece na Capela Santa Rita, na Rua Miranda Reis, nº 567, bairro Poção, em Cuiabá, nesta terça-feira, até às 20h. Às 19h, familiares e amigos farão uma mensagem de despedida e as últimas homenagens.

Kazurayama formou diversas turmas e atuou na formação de artistas por meio do ensino da pintura oriental. Sobrevivente da bomba atômica de Nagasaki, teve a trajetória marcada pela atuação nas artes e na docência.

Em Cuiabá, manteve atividades frequentes no Museu do Morro da Caixa d’Água Velha, onde realizou exposições com paisagens do Japão, do Canadá e do Pantanal mato-grossense, além de apresentar trabalhos de alunos. No ano passado, voltou a expor no local, em mostra aberta ao público em agosto.

Ao longo da carreira, também expôs na UFMT, em 1988, e no Museu do Morro da Caixa d’Água Velha, em 2008 e 2014. Em 2002, foi premiado em um concurso de pintura no Japão com o tema Monte Fuji, com obra selecionada entre mais de 300 participantes.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini; a primeira-dama e vereadora Samantha Iris; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, Fernando Medeiros, manifestaram pesar pela morte do artista.

“Neste momento de dor, a gestão municipal se solidariza com familiares, amigos, alunos e admiradores, reconhecendo a importância de sua trajetória para a história cultural de Cuiabá. Seu talento, sensibilidade e compromisso com a arte permanecerão vivos na memória da cidade e nas obras que eternizou”, afirmou a gestão municipal. 

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.