Morreu na madrugada deste sábado (26) o artista plástico Jonir Figueiredo, 73 anos, horas depois de participar do 3° Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito na noite desta sexta-feira (25).
Em nota de pesar, a organização do CineSur informou que a morte do corumbaense ocorreu “pacificamente durante o sono”. Ele estava hospedado na casa de um amigo.
“Jonir Figueiredo é uma figura monumental no cenário artístico, cujo talento e visão transcenderam fronteiras e inspiraram gerações. Sua presença em nosso festival, mesmo que breve, encheu-nos de honra e alegria, reafirmando seu compromisso inabalável com a arte em todas as suas manifestações”, diz a nota.
Uma homenagem ao artista deve acontecer durante o evento nesta noite e, para simbolizar a perda, algumas atividades foram transferidas de data, como a inauguração da calçada das pegadas, por exemplo.
Legado
Jonir Figueiredo era bacharel em Educação Artística pela Faculdade Unidas de Marília (SP). Deixa como legado uma trajetória na arte que soma mais de 4 décadas, sendo o Pantanal sua principal temática. Para isso, usava técnicas premiadas em diversos âmbitos da arte em Mato Grosso Sul, Brasil e mundo afora.
Fonte: primeirapagina