Lifestyle

Artista do Mato Grosso cria obra viral com pintura realista no Pantanal

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A artista plástica Adaiele Almeida, de 30 anos, natural de Cáceres (218 km de Cuiabá), no coração do Pantanal mato-grossense, tem ganhado destaque nas redes sociais ao sobrepor suas obras realistas diretamente sobre os cenários que as inspiraram, criando um impacto visual e emocional que une arte, memória e denúncia ambiental.

Em um dos registros mais marcantes, ela posiciona uma tela em frente ao rio Paraguai castigado pela seca e revela as memórias da infância e as dores da região.

2025 word2A artista conta ao que ganhou sua primeira caixa de giz de cera aos cinco anos e nunca mais largou os desenhos.

“Eu vivo em uma comunidade ribeirinha desde os quatro anos. Meus pais eram pescadores e minha família dependia do rio para sobreviver. Cresci viajando de chalana, desenhando nas margens do rio enquanto o Pantanal desfilava diante dos meus olhos”, relembra.

Adaiele passou a divulgar seu trabalho há cerca de três anos, mas só recentemente ganhou visibilidade nacional com os vídeos das sobreposições.

“Me sinto muito feliz por isso, pois tenho a sensação de que a mensagem que levo em minhas obras está ganhando mais força, eu sozinha não consigo, mas todos nós juntos podemos fazer um amanhã muito melhor”.

Com estilo realista, suas obras não apenas retratam a paisagem pantaneira, mas denunciam o que ela chama de “a perda silenciosa” causada por queimadas, desmatamento e poluição. “Já enfrentamos a pior seca que nossa cidade já viu. Falar sobre essas dores através da arte é uma forma de resistência e de esperança. Quero mostrar que ainda há tempo de preservar o que temos de mais precioso”, afirma.

A profissional explica que aprendeu técnicas de pintura acrílica e a óleo com artistas locais, como Eduardo Martins e Iram Almeida, e desde então vem se aperfeiçoando. “Um país sem cultura é um país sem história. E a nossa história está ali, nas águas, na mata, nas pessoas que vivem do e para o Pantanal”, conclui.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.