Sophia @princesinhamt
Mundo

Argentina reforçará segurança na fronteira com o Brasil: principais notícias do mês

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Neste fim de fevereiro, traz novamente aos leitores as reportagens que mais fizeram sucesso ao longo do primeiro mês de 2024. O texto abaixo, publicado originalmente em 29 de janeiro, informa que a Argentina decidiu intensificar o controle sobre a fronteira com o Brasil.

Leia a reportagem

A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, afirmou que vai intensificar os controles de fronteira com o Brasil. A declaração ocorre depois de o governo de Javier Milei anunciar a construção de um muro na fronteira com a Bolívia.

“Além da Bolívia, planejamos expandir [essa política] para outros pontos de fronteira”, declarou a ministra à rádio argentina Mitre. “Agora, vamos para a fronteira em Misiones com o Brasil, que é uma fronteira onde se entra no país a pé em muitos lugares e onde tivemos assassinos e problemas.”

Na última sexta-feira, 24, uma cidade da Província de Salta, no norte da Argentina, anunciou a abertura de uma licitação para a construção de uma cerca de 200 metros na fronteira com a Bolívia, em parceria com o governo Milei.

A iniciativa visa a conter travessias ilegais e contrabando. A proposta é semelhante à da construção do muro entre os EUA e o México, que voltou a ser discutida em Washington nos primeiros dias do novo governo de Donald Trump, tido como referência por Milei.

“Foi solicitada a construção de uma cerca linear […] para evitar que as pessoas cheguem à cidade sem passar pela migração”, disse o interventor da cidade de Águas Blancas, Adrián Zigaran.

YouTube video

Rio Bermejo faz parte da “rota da droga” para a Argentina

Segundo Zigaran, a estrutura terá 2 metros e meio de altura e será instalada entre a aduana argentina e um terminal de ônibus. A barreira ficará antes do acesso ao Rio Bermejo, que marca a fronteira natural entre Argentina e Bolívia.

O Rio Bermejo faz parte da chamada “rota da droga”, conforme informações do Ministério da Segurança argentino. Também é utilizado por argentinos que atravessam até a cidade boliviana de Bermejo para comprar produtos mais baratos.

“Passam ares-condicionados, geladeiras de duas portas, eletrodomésticos de última geração, como dez viagens por dia”, assinalou Zigarán. “A verdade é que estão rompendo o tecido comercial de Orán e do norte argentino com esse descontrole de importação de mercadoria ilegal.”

A decisão gerou reações do governo boliviano. O Ministério das Relações Exteriores da Bolívia expressou “preocupação” com o anúncio.

As autoridades bolivianas também defenderam a ideia de que questões fronteiriças sejam discutidas por meio de mecanismos de diálogo bilaterais, ressaltando que “qualquer medida unilateral pode afetar a boa vizinhança e a convivência pacífica entre povos irmãos”.

Patricia Bullrich é ministra da Segurança da Argentina | Foto: Divulgação/Ministerio de Seguridad de la Nación Argentina
Patricia Bullrich É Ministra Da Segurança Da Argentina | Foto: Divulgação/Ministerio De Seguridad De La Nación Argentina

A construção da cerca faz parte do Plano Güemes, lançado pelo governo de Javier Milei em dezembro do ano passado para combater crimes federais.

A Argentina tem adotado medidas para combater o tráfico de drogas na fronteira com a Província de Salta, no norte do país. As cidades-alvo dessas ações estão situadas a aproximadamente 1,6 mil quilômetros de Buenos Aires.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.