Os encontros foram realizados nos municípios de Água Boa, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Canarana, Confresa, Diamantino, Gaúcha do Norte, Jaciara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Querência, Rondonópolis e São José do Rio Claro, onde foram esclarecidas dúvidas, catalogadas demandas e identificados gargalos estruturais relacionados ao fornecimento de energia elétrica nas propriedades rurais.
Durante as reuniões, os produtores tiveram voz ativa para relatar dificuldades e receber esclarecimentos diretamente da concessionária, enquanto a Energisa pode conhecer de perto as particularidades e necessidades de cada localidade. A iniciativa ampliou a visibilidade dos desafios enfrentados no campo e reforçou a importância de soluções técnicas adequadas à realidade do meio rural, com destaque para a abertura da distribuidora em ouvir reclamações e sugestões.
Como parte dessa estratégia, a Aprosoja MT também implantou um projeto de grupos de WhatsApp envolvendo os 35 núcleos regionais da entidade, seus associados e a concessionária. O diretor administrativo e coordenador da Comissão de Política Agrícola da Aprosoja MT, Diego Bertuol, comentou que a ferramenta, aliada às reuniões presenciais, contribui para agilizar a comunicação, registrar ocorrências e acompanhar encaminhamentos em tempo real, fortalecendo uma atuação técnica, contínua e propositiva.
“O objetivo é aproximar o produtor da Energisa, ser elo de comunicação entre esses dois setores. Então, com esses 35 grupos espalhados no nosso estado, nós vamos conseguir trazer indicadores, relatórios, números, para que a Energisa entenda os problemas. E nesses primeiros meses de projeto nós já tivemos algumas melhorias, principalmente nos pequenos problemas, trazendo uma celeridade na solução. O produtor consegue hoje, através dos grupos, essa comunicação rápida com as equipes de energia espalhada por Mato Grosso”, comenta.
Como resultado imediato, a Aprosoja MT já obteve maior celeridade na solução de demandas de menor complexidade, especialmente nos casos em que o principal entrave era a falta de uma comunicação ágil e clara entre o produtor rural associado e as equipes técnicas de campo da Energisa. O fortalecimento dos canais de diálogo tem permitido encaminhamentos mais rápidos e respostas mais eficientes às ocorrências.
A delegada coordenadora do núcleo de Nova Mutum, Daiana Costa Beber, contou que a estratégia de aproximar o produtor da Energisa por grupos de WhatsApp melhorou na comunicação e no acompanhamento das demandas. Ela explicou que antes, o agricultor abria um chamado pelo aplicativo da concessionária e depois não conseguia mais acompanhar o pedido.
A produtora relatou que ela mesmo já usou o novo canal de comunicação. “Já utilizei o WhatsApp diversas vezes para comunicar demandas em aberto junto a Energisa, em especial comunicação de falta de energia e vejo a estratégia como uma ferramenta muito bem-vinda, pois até então o produtor utilizava o aplicativo da Energisa”, afirma.
Na última segunda-feira (15.12), a Aprosoja MT participou da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Várzea Grande, acompanhando as discussões sobre a renovação da concessão da Energisa. A entidade reforçou a importância de que o novo contrato contemple avanços que garantam a melhoria contínua dos serviços de energia no meio rural. Além das ações realizadas em 2025, estão previstas para o primeiro trimestre de 2026 novas reuniões nos núcleos das regiões Norte e Oeste. Com isso, a Aprosoja MT concluirá a etapa de levantamento das demandas estruturantes nas quatro regiões do estado e em todos os núcleos da entidade, consolidando um diagnóstico completo e atualizado sobre as necessidades do setor produtivo em relação ao fornecimento de energia.
Essas iniciativas integram o esforço permanente da entidade para assegurar que as demandas dos produtores associados sejam devidamente consideradas e que o fornecimento de energia rural avance em qualidade, continuidade e eficiência.
Fonte: Olhar Direto






