CENÁRIO AGRO

Aprosoja Mato Grosso pede ação diplomática do governo frente às tarifas dos EUA

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) manifestou preocupação com a falta de reação do governo federal às tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros e defendeu que a solução passe pelo diálogo diplomático, sem retaliações.

Para o presidente da entidade, Lucas Costa Beber, o Brasil é o único país do G20 que ainda não abriu uma frente de conversação direta com o governo norte-americano. Segundo ele, é necessário um posicionamento mais claro do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. “Ao mesmo tempo em que os Estados Unidos batem à porta na nossa cara, também envia um recado de que o presidente precisa vir dialogar”, disse.

Embora soja e milho não estejam entre os itens diretamente afetados, a entidade avalia que a medida impacta a cadeia produtiva. Os grãos são base da nutrição animal usada na produção de carnes exportadas aos Estados Unidos, e outros produtos, como café, frutas, pescado e mel, também devem enfrentar restrições adicionais.

Em nota, o presidente da entidade avaliou que o caminho da retaliação ampliaria os danos. “Falar em reciprocidade não protege a economia brasileira, apenas cria um cenário político para o presidente falar em soberania”, afirmou. Ele acrescentou que insistir nesse caminho, “sem antes buscar o diálogo com os Estados Unidos”, representaria um risco para a economia.

A entidade defende a diplomacia e a neutralidade como estratégias para evitar prejuízos ao setor. Para Beber, o discurso oficial sobre desdolarização agrava o isolamento do Brasil. “Quando o presidente insiste nesse discurso de desdolarização, um ataca o outro, aumenta o risco-país e afasta investidores”, disse.

Segundo ele, o Brasil precisa decidir entre fechar-se ou manter-se como uma economia aberta. “Temos que olhar para a nossa economia, se nós tivermos a economia interna aquecida, nós também teremos mais consumo e mais disputa internacional pelos nossos alimentos”, concluiu.

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.