Nem todo mundo gosta de passar os dias de Carnaval no meio da folia. Mas isso não é motivo para deixar de aproveitar a folga já tão esperada pelo brasileiro. Para muitos, a festa cultural é sinônimo de conexão com a natureza e de fé.
🎧 Ouça abaixo reportagem da Morena FM
![Aprimore A Sua Conexão Com A Natureza E A Sua Fé No Carnaval Em Mato Grosso Do Sul! 2 retiros carnaval](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2024/02/retiros_carnaval.jpg)
Essa é escolha da psicóloga Eveline Passinato, de 39 anos, que dessa vez optou descansar e conhecer as belezas da região de São Gabriel do Oeste.
“Sempre que podemos, optamos pelo campo, principalmente em feriados mais agitados, pois buscamos tranquilidade, liberdade e a paz que a natureza nos traz e nos proporciona com mais conexão com deus”.
Eveline Passinato
O personal treinner Everjhony Figueiredo, de 41 anos, trabalha aos finais de semana como guia turístico na região de Furnas do Dionízio, distrito de Jaraguari – a 36 quilômetros de Campo Grande – e garante; trocar a folia na cidade pela experiência em trilhas naturais é encantador.
“Um prazer imenso, toda a trilha é diferente e hoje nós temos muitas pessoas que estão saindo dessa rotina de carnaval na cidade, partindo para áreas rurais, querendo algo mais tranquilo, mais contato com a natureza e é uma experiência muito maravilhosa, sempre é algo novo, é algo maravilhoso, todas as trilhas que nós fazemos é essa troca de referência, essa socialização entre outras pessoas é muito maravilhosa, esse contato entre o homem e a natureza, ela tem muito a nos ensinar paz, tranquilidade, um encontro entre equilíbrio, entre Deus, sentir essa paz, essa tranquilidade e as pessoas falarem é isso que eu preciso”.
Everjhony Figueiredo
Segundo o guia, é nesse contato com a natureza que muitas pessoas encontram a cura para as dores da alma, como a depressão e a ansiedade.
Em busca da paz espiritual, muitos fiéis preferem os retiros nas igrejas. É o caso do enfermeiro Daniel Cespede, de 38 anos, que é pastor e reuniu 100 jovens para um Carnaval diferente neste ano. Para atrair “a turma”, a programação é bem eclética, une espiritualidade com música e orações, gincanas e muitas brincadeiras.
“Nós temos uma atenção muito especial com essa geração nova, adolescentes e jovens, e entendemos que eles precisam de um cuidado especial na saúde emocional, na saúde espiritual, e aproveitamos esse feriado prolongado, feriado de carnaval, para retirá-los totalmente de tudo que eles estão vivendo, e trouxemos eles para um ambiente em contato com a natureza, para que eles possam estar aqui mais próximos de Deus”.
Daniel Cespede
A estudante Karol Ribeiro, de 23 anos, é uma dessas jovens. É o segundo ano em que ele troca a folia pela retiro.
“Desde a última edição que eu participei, eu pude presenciar algo muito bom da parte de Deus. Experiências incríveis, uma presença do senhor, que eu nunca senti antes. E também com os jovens, conhecendo os jovens. E eu não troco isso por nada, todo ano que tiver eu vou estar aqui, não me arrependo. E eu tenho certeza que é o melhor lugar para estar”.
Karol Ribeiro
Os retiros de Carnaval também se tornaram uma tradição na igreja católica. Silizone Cristian, de 25 anos, é missionário e coordenador do ministério de comunicação social da renovação carismática católica, para ele, a festa é tempo de renovar a fé.
“Minhas expectativas para o retiro espiritual são as melhores possíveis, até porque onde dois ou mais estão reunidos, Deus está presente, e onde Deus está presente, é só alegria, só diversão e, lógico, louvor e adoração a Deus”.
Silizone Cristian
![Aprimore A Sua Conexão Com A Natureza E A Sua Fé No Carnaval Em Mato Grosso Do Sul! 3 retiros carnaval 1](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2024/02/retiros_carnaval_1.jpg)
Fonte: primeirapagina