A ApexBrasil vai abrir um escritório regional em Cuiabá. A instalação, no edifício da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), foi oficializada nesta terça-feira (23) em Brasília, com assinatura de termo de cooperação entre o presidente da entidade, Vilmondes Tomain, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
A iniciativa, proposta pela Famato, consolida Mato Grosso como polo estratégico na internacionalização do agronegócio. A nova estrutura dará suporte aos produtores no acesso a certificações, programas de capacitação e conexão direta com investidores e compradores estrangeiros, reduzindo a dependência de articulações em Brasília.
Agro protagonista
Maior produtor de soja, milho, algodão e carne bovina do país, de acordo com Vilmondes Tomain, com a assinatura do termo de cooperação, Mato Grosso, ganha agora um “canal direto” para ampliar a presença de seus produtos no cenário global. Segundo ele, o movimento reforça o papel do produtor rural na abertura de novos mercados.
“Nosso compromisso é abrir mercados e levar o nome de Mato Grosso para o mundo. Esse escritório vai dar ao produtor rural condições de competir em pé de igualdade, com suporte técnico, acesso a certificações e oportunidades que consolidam nossa posição como referência global em alimentos”, afirmou o presidente da Famato.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que “ter um escritório da ApexBrasil em Cuiabá significa aproximar ainda mais o agro mato-grossense das oportunidades globais”. Ainda conforme ele, “Mato Grosso é a maior potência agropecuária do Brasil, e essa estrutura permitirá que os produtores tenham acesso direto a programas de internacionalização, certificações e parcerias estratégicas”.
Conexão com o mundo
Jorge Viana reforçou que a ApexBrasil tem a missão de “abrir portas, criar pontes e apoiar empresas e produtores que querem conquistar mercados internacionais”.
O presidente da ApexBrasil afirmou durante a assinatura do termo que “estar em Cuiabá, coração do agronegócio brasileiro, é estratégico. Mato Grosso produz em grande escala e com qualidade, e merece ter esse apoio de perto”.
Clique aqui, entre em nosso canal no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural