Usa creme dental da Colgate? Então cuidado! A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão da comercialização do creme dental Colgate Clean Mint em todo o Brasil. A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (27), foi adotada após consumidores relatarem efeitos adversos associados ao uso do produto.
O Colgate Clean Mint é uma versão reformulada da linha Colgate Total 12, uma das mais populares da marca.
A nova fórmula é uma versão que passou a ser comercializada em julho de 2024. A principal alteração na fórmula é o uso de fluoreto de estanho, ao contrário da versão anterior, que utilizava fluoreto de sódio.
De acordo com a Anvisa, a decisão foi tomada após a notificação de pelo menos oito consumidores, que relataram 13 reações adversas distintas.
Entre os sintomas registrados com a Colgate estão:
- Inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;
- Sensação de ardência e dormência nos lábios e na boca;
- Boca seca;
- Irritação na gengiva;
- Vermelhidão.
A Anvisa reforça que a suspensão tem caráter preventivo, visando proteger a saúde dos consumidores enquanto são conduzidas investigações sobre a composição do produto e suas possíveis causas de irritação.
Consumidores que apresentarem sintomas adversos após o uso do produto devem buscar orientação médica e comunicar o ocorrido à Anvisa por meio do sistema de notificações da agência.
Fonte: primeirapagina