Faz uso de algum medicamento que contém GLP-1 como Ozempic e Saxenda? Fique atento! A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta sobre o risco do uso desses medicamentos em pacientes em que serão submetidos a anestesia ou sedação profunda.

Segundo a Anvisa, os medicamentos que contém semaglutida (Ozempic, Rybelsus, Wegovy), liraglutida (Saxenda, Victoza), liraglutida + insulina degludeca (Xultophy), lixisenatida (Soliqua), tirzepatida (Mounjaro) e dulaglutida (Trulicity), em conjunto com anestesia ou sedação profunda pode aumentar o risco de aspiração e pneumonia por aspiração, devido a sua ação o retardamento do esvaziamento gástrico.
A Anvisa esclarece que a aspiração e a pneumonia por aspiração pode ocorrer quando um alimento ou líquido é acidentalmente inalado para as vias aéreas em vez de permanecer no estômago.
Como parte de sua ação no organismo, os receptores GLP-1 retardam o esvaziamento gástrico, aumentando o risco de aspiração associado à anestesia e à sedação profunda ao utilizar esses medicamentos.
Diante da constatação, a agência solicitou a inclusão em bula do referido risco aos detentores de registro dos medicamentos, e recomenda que os profissionais de saúde questionem os pacientes antes de procedimentos que necessitem de anestesia ou sedação. Se desejar conferir a nota técnica emitida pela agência, clique aqui.
Fonte: primeirapagina