Desde a zero hora do último sábado (27), usuários da BR-163 em Mato Grosso que trafegam pelo trecho entre Itiquira e Sinop, administrados pela Nova Rota do Oeste, passaram a pagar mais caro nas praças de pedágio. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o reajuste de 10,77%, que elevou as tarifas para valores entre R$ 5,40 e R$ 10,40, conforme a praça.
O aumento refletiu a recomposição da inflação do período, correspondente a 5,23% pelo IPCA, além da inclusão de novos investimentos obrigatórios no contrato de concessão. Entre eles estão a implantação de 45 dispositivos de fiscalização eletrônica, desapropriações para a continuidade da duplicação da rodovia, instalação de conectividade 4G em todo o trecho, construção de uma área de escape na Serra de São Vicente e a duplicação da ligação entre Várzea Grande e Rosário Oeste.
Segundo a supervisão, as novas obras e serviços já estão contratados e em andamento. Atualmente, há oito frentes de duplicação ativas entre Cuiabá e Sinop. Além disso, em julho foi assinada a ordem de serviço para o início da área de fuga na Serra de São Vicente e para a implantação da rede 4G ao longo da BR-163 no trecho sob concessão em Mato Grosso.
De acordo com a Nova Rota do Oeste, a revisão contratual que incorporou essas obrigações foi aprovada em janeiro deste ano pela ANTT, dentro do processo de Revisão Quinquenal.

Clique aqui, entre em nosso canal no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural