Com 887,6 km de extensão, o trecho liga Vilhena (RO) a Cuiabá (MT), passando pelas BRs 070, 174 e 364. O projeto prevê investimentos superiores a R$ 10 bilhões e tem como foco modernizar a infraestrutura rodoviária da região, melhorar a fluidez no tráfego e garantir mais segurança para motoristas e moradores locais.
A proposta agora segue para o Ministério dos Transportes, que será responsável pela publicação do edital de concessão.
Durante a audiência pública, a ANTT promoveu sessões presenciais em Brasília, Cuiabá, Porto Velho e Vilhena, e recebeu mais de 110 contribuições válidas de cidadãos, entidades e representantes de governos locais. As sugestões resultaram em mudanças significativas no edital, no contrato, nos estudos de viabilidade e no Programa de Exploração da Rodovia (PER).
Entre as melhorias incorporadas estão a inclusão de travessias urbanas, a criação de contornos em áreas críticas, a redefinição da matriz de riscos e ajustes na modelagem econômico-financeira, tudo para garantir uma tarifa justa e uma operação eficiente para os usuários.
Segundo a ANTT, a concessão do trecho será essencial para o escoamento da produção agropecuária, especialmente no Centro-Oeste e Norte do país, além de contribuir para a redução de acidentes, o desenvolvimento regional e o aumento da competitividade logística.
“Esse projeto é fruto de um trabalho técnico rigoroso, mas também da escuta ativa da sociedade. Ele foi aprimorado com base nas necessidades reais dos usuários, o que nos dá segurança de que estamos no caminho certo”, afirmou o diretor da ANTT e relator do processo, Lucas Asfor.
Fonte: Olhar Direto