Antártida está se recuperando! Camada de gelo cresce pela 1ª vez em décadas

Notícia boa para o todo o planeta. A camada de gelo da Antártida está se recuperando pela primeira vez em décadas. De 2021 a 2023, essas geleiras registraram ganhos significativos, de acordo com os dados levantados por cientistas. E isso, aos poucos, contribui para o nível global do mar, afirmaram especialistas.
Para os pesquisadores, essa recuperação, publicada na Science China Earth Sciences, se deve ao aumento incomum na precipitação, que levou ao acúmulo de neve e gelo. E isso tem relação direta com a redução na emissão de gases do efeito estufa.
E é fácil entender a importância dessa notícia. A camada de gelo da Antártida, que contém mais da metade da água doce do mundo, desempenha um papel fundamental na elevação do nível do mar global.
Água doce do mundo
O derretimento contribui para com a perda de gelo da Groenlândia e a expansão térmica dos mares em aquecimento, segundo o SCI Tech Daily.
Para chegar a essa informação, os pesquisadores analisaram dados das missões Grace (Gravity Recovery and Climate Experiment) e Grace-FO (GRACE Follow-On).
Esses dados medem mudanças no campo gravitacional da Terra para rastrear flutuações na massa de gelo.
Leia mais notícia boa
As constatações dos cientistas
Quatro grandes bacias glaciais na região WL-QML: Totten, Universidade de Moscou, Denman e Baía de Vincennes estavam perdendo mais massa, com a descarga de gelo e o derretimento da superfície responsáveis por grande parte da perda.
Porém, os cientistas avisam que esse aumento ainda não pode ser interpretado como uma tendência de longo prazo.
Por isso, é preciso manter as medidas de proteção climática que vários países estão adotando para a redução na emissão de gases do efeito estufa.
Entre elas estão:
Que cada país faça a lição de casa!
Fonte: sonoticiaboa