A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) faz uma revisão das projeções para o ano que 2025. Entre os principais pontos que foram abordados na coletiva de imprensa, destaca-se a queda de um ponto percentual no crescimento das vendas de automóveis. Anteriormente, estava prevista uma alta de 6,6% e, agora, 5,6%, passando para um total de 2.594.000 de unidades.
VEJA TAMBÉM:
O resultado positivo esperado para 2025 no que se refere às vendas de automóveis e comerciais leves deve ter ajudado pelo programa Carro Sustentável, que zerou o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de alguns modelos. Apenas na comparação entre julho de 2025 o mesmo mês do ano passado houve um ganho de 16,5% nas vendas, de acordo com a a Anfavea.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Redução do IPI, chineses e Salão do Automóvel
Imagem: Divulgação
Como o programa entrou em vigor em 11 de julho de 2025 e irá até o final de 2026, a Anfavea espera que os efeitos práticos do incentivo aconteçam ao longo do tempo de forma gradual. Será um fator importante para chegar a um amento de vendas de automóveis e comerciais leves no país.
Além disso, também foi mencionado que alta na produção das fabricantes deverá ser a mesma de 7,8% prevista no mês passado, atingindo 2.580 milhões de automóveis e comerciais leves.
As exportações de automóveis e comerciais leves, porém, devem ter uma aumento de 37,8% de acordo com a revisão para 2025 e não mais de apenas 7,5%, com 518 mil unidades contra 405 mil como havia sido previsto antes das mudanças nas alíquotas de importação e taxas anunciadas recentemente.
A participação das marcas chinesas foi outro tema importante que fez parte da coletiva da Anfavea. Houve um aumento de 41,2% nas vendas na comparação entre janeiro a julho de 2025 e o mesmo período do ano passado. Há mais de 100 mil unidades em estoque.
O aumento da participação dos eletrificados nas vendas e a questão do Salão do Automóvel fecham os principais pontos da coletiva de imprensa. Os elétricos e híbridos passam a ter 10,9% do mercado brasileiro em julho de 2025, ante 6,7% do mesmo mês de 2024.
O Salão do Automóvel está confirmado para entre 22 e 30 de novembro, no Anhembi, em São Paulo. A Anfavea espera que seja a edição mais importante da história com quase 30 marcas presentes. Até agora estão confirmadas Fiat, Renault, Toyota, Jeep, Citroën, Honda, Peugeot, RAM, Hyundai e BYD, além de Lexus, Mitsubishi, Kia, Denza, Lecar e Leapmotor.
Fonte: autoo