Combate ao Mosquito
Eventos

Alunos com deficiência se destacam em peça teatral sobre as belezas do Pantanal

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Alunos com deficiência da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) vão brilhar em cima do palco, nesta quarta-feira (4), em Campo Grande. A atração principal da Mostra Cultural da instituição, a peça “Filhos do Pantanal”, trará a história do Pantanal, suas riquezas e os desafios para a sua preservação, a partir da interpretação dos talentos do CEDEG/APAE (Centro de Educação Especial Girassol da APAE).

A apresentação acontecerá no anfiteatro da unidade escolar da APAE de Campo Grande, às 9h. “Filhos do Pantanal” é a peça do Grupo de Teatro Impacto.

“Na peça, levamos ao palco um pouco da riqueza e das lutas do nosso querido bioma pantaneiro. É nossa maneira de trazer à tona a urgência da preservação e a necessidade de cuidarmos do que é nosso.”

Daniel Smidt, professor de teatro do CEDEG/APAE, diretor, ator e produtor cultural.

Além de celebrar a identidade regional, a Mostra Cultural da APAE/CG também marca o caminho dos artistas da instituição para o XII Festival Nacional Nossa Arte, maior evento artístico organizado pela APAE Brasil para as pessoas com deficiência.

Daniel destaca que, apesar das dificuldades, o grupo mostrou força e união, transformando os desafios em grandes aprendizados.

“Nossos alunos trouxeram uma energia incrível e uma paixão pelo teatro que motivou a todos. Eles mostraram que a arte é, de fato, uma forma poderosa de expressão, inclusão e transformação social. Independentemente das limitações, todos têm um lugar no palco da vida. O teatro nos ensina a valorizar a diversidade e a enxergar a beleza nas diferenças. Isso é exatamente o que queremos passar com a nossa apresentação.”

Daniel Smidt, professor de teatro do CEDEG/APAE, diretor, ator e produtor cultural.

Neste ano, o festival acontece no Rio de Janeiro, de 9 a 12 de dezembro. Os artistas da APAE/CG se preparam para o Festival Nacional, após vencerem as fases regional, em Campo Grande, e estadual, em Ponta Porã/MS.

“Estamos com as maiores expectativas para falar sobre a importância da preservação do meio ambiente, especialmente do bioma do nosso estado. Queremos fazer um belo espetáculo, mas, o mais importante, se conseguirmos fazer o público refletir sobre o Pantanal, teremos conquistado o maior prêmio.”

Wagner dos Santos, ator do CEDEG/APAE.

Ao subir ao palco para representar Mato Grosso do Sul no Rio de Janeiro, o Grupo de Teatro da APAE/CG espera também inspirar a valorização e proteção do Pantanal.

A Mostra Cultural da APAE acontecerá no anfiteatro do CEDEG/APAE, quarta-feira (4/12), às 9 horas. Endereço: Avenida Joana D’Arc, 1450 – Bairro Santa Branca.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.