Notícias

ALMT homenageia artistas da exposição de arte em Brasília: reconhecimento e celebração

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

ALMT homenageia participantes da exposição de arte em Brasília

Entre os meses de março e maio deste ano, o Sebrae/MT realizou uma exposição com mais de 200 obras de 50 artistas mato-grossenses no Museu; quase 60 mil pessoas passaram pelo local

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
15/07/2025 às 10:12 Atualização
15/07/2025 às 15:14

Artistas e personalidades mato-grossenses que contribuíram para a realização da exposição de arte em Brasília receberam ‘Moções de Aplausos’, em Sessão Solene, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na noite desta segunda-feira (14.07), pela exposição ‘Lírica, Crítica e Solar: artes visuais em Mato Grosso’, no Museu Nacional da República, em Brasília. A ação inédita foi promovida pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), em parceria com o Governo do Distrito Federal e do Museu. A homenagem foi requerida pelo deputado Diego Guimarães.

A exposição ficou em cartaz entre os meses de março a maio deste ano e reuniu mais de 200 obras de 50 artistas de Mato Grosso. Cerca de 60 mil pessoas passaram pelo local no período e, ao final, foi lançado o catálogo oficial da exposição. A ação marca os 50 anos de implantação do Sebrae no Estado. No total, 31 artistas vivos e 19 falecidos tiveram suas obras exibidas.

“Essa exposição foi muito mais do que reunir obras em um museu. Ela foi uma experiência inédita para o Sistema Sebrae. E não poderia ter sido em lugar mais simbólico: o Museu Nacional da República, no coração de Brasília, onde conseguimos levar a riqueza cultural do nosso Mato Grosso com toda a força e beleza que ela merece”, destacou a Diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun.

A exposição apresentou obras de oito municípios mato-grossenses, Cuiabá, Canarana, Chapada dos Guimarães, Guiratinga, Nobres, Rondonópolis, Rosário do Oeste e Várzea Grande, contemplando técnicas como pinturas, aquarelas, esculturas, objetos, cerâmicas, fotografias e documentários.

“Esta noite é para celebrar o resultado da exposição e da forma como a arte de Mato Grosso foi colocada no cenário nacional. Esse reconhecimento pela Casa de Leis coroa o trabalho do Sebrae/MT, no ano em que se comemora 50 anos, de enaltecer a cultura regional”, destacou o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini.

2025 word3
O deputado Diego Guimarães (terno preto) com a diretoria e analistas do Sebrae/MT

“Essa sessão tem a finalidade de reconhecer não só a iniciativa do Sebrae, mas principalmente de todos os artistas que participaram da exposição. Essa ação vai ficar gravada na história da arte do Brasil, na história da arte de Mato Grosso. O Sebrae está de parabéns pelo trabalho em prol da arte de Mato Grosso. É uma iniciativa muito nobre e mostra o que é a essência do Sebrae, que é o incentivo ao empreendedorismo em todas as áreas”, enfatizou o deputado Diego Guimarães.

Um dos homenageados, o curador da exposição, Divino Sobral, falou da satisfação da moção de aplausos. “Eu fiquei muito emocionado com a homenagem. É um reconhecimento importante para nós do corpo técnico, para a direção do Sebrae/MT que teve a ideia e realizou a exposição. Nosso objetivo sempre foi a difusão da imagem de Mato Grosso”, enfatizou.

Temática da exposição

As obras foram escolhidas dentro de oito núcleos temáticos: Ancestralidade indígena e indigenismo, A natureza: entre a pujança e a devastação, A presença da arte popular, Conexão com a religiosidade, A cidade de Cuiabá e a cuiabania, A modernização do Estado de Mato Grosso, O povo mato-grossense e O grande Mato Grosso.

A diretora do Museu Nacional da República, Fran Favero, disse que a exposição superou as expectativas de público. “Ficamos muito felizes com o resultado e atribuímos esse sucesso a curadoria que foi diferenciado, com uma pesquisa muito bem estruturada e, com isso, o público de Brasília e do Brasil abraçou a rica história de uma região do Centro-Oeste”, frisou.

Além das artes, os visitantes puderam conferir documentários durante o passeio cultural, entre eles, Gervane 60, O Voo de Regina Pena, Paulo Pires: Pedras do Meu Caminho, Se Essa Rua Fosse Nunes, Sou Capim Navalha e Uterus Mundus.

2025 word3
Artistas de MT representam oito cidades do estado Cuiabá, Canarana, Chapada dos Guimarães, Guiratinga, Nobres, Rondonópolis, Rosário do Oeste e Várzea Grande

Artistas participantes da exposição

1. Adão Domiciano

2. Adir Sodré

3. Adriano Figueiredo Ferreira

4. Alcides Pereira dos Santos

5. Aleixo Cortez

6. Almira Reuter

7. Andréia Zelensky

8. Antônio Ferreira

9. Benedito Nunes

10. Clínio Moura

11. Clóvis Irigaray

12. Conceição Freitas da Silva

13. Dalva de Barros

14. Djair Careta

15. Eugênia Vieira

16. Gervane de Paula

17. Gonçalo Arruda

18. Gustavo Caboclo

19. Helena Corezomaé

20. Humberto Espíndola

21. Ilton Silva

22. Ignês Corrêa da Costa

23. Jared Aguiar

24. João Pedro de Arruda

25. João Sebastião Costa

26. Jonas Barros

27. José Medeiros

28.José Pereira

29. Liberio Boe

30. Marcelo Velasco

31.Márcio Aurélio

32. Mari Gemma De La Cruz

33. Mário Friedlander

34. Miguel Penha

35. Mike Bueno

36. Nilson Pimenta

37. Osvaldina do Santos

38. Paulo Pires

39. Paty Wolff

40. Rai Reis

41. Regina Pena

42. Roberto de Almeida

43. Ruth Albernaz

44. Sebastião Silva

45. Sitó

46. Turuza Waurá

47. Valdivino Miranda

48. Vitória Basaia

49. Wander Melo

50. Zeilton Mattos

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.