São Paulo, março de 2024 – O projeto da Cidade Matarazzo foi case de destaque durante o Fórum Internacional Expo Revestir, que aconteceu no auditório FIER+, durante o dia dedicado à revitalização urbana, quinta-feira (21).
O fundador do complexo, Alex Allard, apresentou os princípios que deram origem ao projeto e os desafios de qualidade, criatividade e preservação do patrimônio histórico.
Como foi a escolha de produtos para a Cidade Matarazzo?
Alex falou sobre as escolhas de revestimento na Cidade Matarazzo, que contemplam 17 mil toneladas de pedras oriundas de estados como a Bahia e o Espírito Santo. Crema Paraná, Branco Calacatta, Amazonite, Preto Paraná, Branco Nuvolato são algumas delas, que só conseguem ser extraídas com tecnologia de ponta.
![Alex-Allard-2 Alex Allard sobre palco preto palestrando para a plateia sentada e com foto de floresta e escrita "natureza" atrás do empresário](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/26231936/alex-allard-2.jpg)
“As pedras brasileiras são incríveis, mas são muito difíceis de encontrar, porque são mercadorias de exportação. Tivemos que ir atrás.” De acordo com o empresário, são produtos de qualidade superior ao mármore italiano. “São produtos que estão nas maiores casas de luxo do planeta“.
![Alex-Allard-4 Alex Allard de terno azul, camisa clara e calça bege palestrando em evento](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/26231938/alex-allard-4.jpg)
O empresário também trouxe insights sobre como transmitir e gerar valor através das cadeias de produção da Cidade Matarazzo, unindo regeneração e sofisticação num mesmo projeto.
![Alex-Allard-9 Alez Allard palestrando usando terno azul, camisa clara e calça bege](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/26231939/alex-allard-9.jpg)
“Eu tenho uma verdadeira obsessão de gerar valor com a preservação urbana. Temos a responsabilidade de praticar a regeneração na cadeia total de produção da Cidade Matarazzo“, afirmou Alex Allard.
Como foi a palestra de Alex Allard na Expo Revestir?
A palestra abrangeu as seis esferas do complexo Matarazzo, que incluem empreendimentos de cultura, gastronomia, hospitalidade, longevidade, moda e negócios. Alex destacou o trabalho da AYA Earth Partners, um ecossistema que reúne empresas do setor privado para acelerar a descarbonização do país.
![Alex-Allard-6 Foto de Alex Allard sobre palco palestrando para uma plateia sentada em um espaço fechado](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/26231940/alex-allard-6.jpg)
“O Brasil tem que virar o grande líder das mudanças climáticas. O ativo mais valioso desse país é a biodiversidade“, declarou o empresário.
![Alex-Allard-5 Alex Allard sobre palco da Expo Revestir](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/26231942/alex-allard-5.jpg)
O evento, que reuniu profissionais do ramo e empresários do setor de design e arquitetura, se focou em revitalização urbana, com apresentação do Head de Marketing e Eventos da ANFACER André Campana e abertura institucional do publisher da revista PROJETO, Fernando Mungioli.
![Alex-Allard-8 Alex Allard de terno azul e camisa clara falando](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/26231943/alex-allard-8.jpg)
“A Cidade Matarazzo é um ícone de revitalização urbana na cidade de São Paulo“, declarou Campana durante a apresentação.
![Alex-Allard-Fier-Arq Palestrantes do evento na Expo Revestir reunidos em foto cujo fundo é rosa escrito "Fier+Arq" e "Fórum Internacional Expo Revestir"](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/26231944/alex-allard-fier-arq.jpg)
Maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, a Expo Revestir aconteceu de 19 a 22 de março, no pavilhão São Paulo Expo.
Sobre Alex Allard
Alexandre Allard é fundador da Cidade Matarazzo, o maior projeto privado de restauração com preservação do patrimônio histórico do Brasil. O Matarazzo combina regeneração e sofisticação em um espaço que reúne experiências de cultura, gastronomia, hospitalidade, longevidade, moda e negócios.
![Alex-Allard-Expo-Revestir Alex Allard de camisa clara falando próximoa microfones e parede azul da Expo Revestir 2024 ao fundo](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/26231946/alex-allard-expo-revestir.jpg)
Allard é também cofundador da AYA Earth Partners, um ecossistema dedicado à aceleração da economia de baixo carbono.
![Alex-Allard-10 Alex Allard palestrando usando terno azul, camisa clara e calça bege com uma foto dele mesmo atrás no telão](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/26231947/alex-allard-10.jpg)
Acumulando também experiências em tecnologia e moda, Allard foi premiado 43 vezes e o primeiro estrangeiro a receber o prêmio de Empreendedor do Ano 2022 pelo Estado de São Paulo, em 137 anos. Recentemente, recebeu o prêmio Cidade de São Paulo (2024) pela segunda vez.
Relacionadas
Relacionadas
Sobre a Cidade Matarazzo
Localizada a poucos metros da Avenida Paulista, no bairro da Bela Vista, a Cidade Matarazzo é um complexo que combina as maravilhas da natureza com as conveniências e luxos da vida moderna, oferecendo experiências únicas de cultura, longevidade, hospitalidade, gastronomia, moda e beleza.
![Alex-Allard-1 Alex Allard de terno azul, camisa branca e calça bege sobre palco de evento e slide da Cidade Matarazzo ao fundo](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/26231949/alex-allard-1.jpg)
A Cidade Matarazzo tem a sua essência voltada à arte, bem-estar, ancestralidade e, devido à sua grandiosidade, está sendo entregue em fases, com previsão de diversos lançamentos para 2024.
O local apresenta uma nova forma criativa e consciente das pessoas verem e experimentarem o melhor e mais belo que o mundo tem a oferecer, se consolidando como um lugar para inspirar mudanças de hábitos e adotar práticas de regeneração.
Conhecido como um dos maiores projetos privados de requalificação urbana com preservação do patrimônio histórico do país, o complexo foi inaugurado oficialmente em 2022 e conta com dez edifícios, incluindo prédios tombados, em um terreno de cerca de 30 mil metros quadrados.
O projeto surgiu a partir da idealização do empresário francês Alexandre Allard que, em 2011, adquiriu o antigo Complexo Hospitalar Umberto I, conhecido popularmente por Hospital Matarazzo.
Como é a Cidade Matarazzo hoje?
Hoje o espaço abriga: o premiado Hotel Rosewood São Paulo, primeira unidade sul-americana da rede de hotéis de luxo; a Torre Mata Atlântica; um edifício corporativo que abriga a AYA Earth Partners, centro de negócios para empresas e organizações ligadas à economia verde; a Capela Santa Luzia, além dos restaurantes Le Jardin, Blaise e Taraz e dos bares Rabo di Galo, Emerald Garden Pool e Bela Vista Rooftop Pool – localizados dentro do hotel.
![Alex-Allard-7 Alex Allard de terno azul, camisa clara e calça bege palestrando em evento com plateia sentada e imagem de pessoas em escada ao fundo](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/26231950/alex-allard-7.jpg)
A segunda fase conta ainda com novidades no campo da cultura, hospitalidade, inovação, moda, saúde e bem-estar, dentre as quais, o primeiro Soho House da América do Sul.
Cada componente do projeto Cidade Matarazzo é proveniente do Brasil e segue práticas ambientalmente responsáveis. A preservação e a busca por operações neutras em carbono impulsionam cada aspecto do desenvolvimento do Complexo, estabelecendo um novo padrão para projetos urbanos em todo o mundo.
A criação contou com renomados profissionais, entre eles os arquitetos Jean Nouvel e Rudy Ricciotti; o designer de interiores Philippe Starck, além dos irmãos Campana, Levisky Arquitetos, Spol Architects, entre outros.
Acesse o site da Cidade Matarazzo para ter uma completa imersão no complexo, seus serviços e experiências. Outras informações em https://www.cidadematarazzo.com.br.
Fonte: fashionbubbles