Problemas cardiovasculares, historicamente associados à população mais velha, têm surgido cada vez mais cedo. Estudos do National Health and Nutrition Examination Survey apontam que 7,3% dos homens adultos entre 18 e 39 anos já apresentam hipertensão e 8,8% possuem colesterol alto. Os índices podem ser reflexo direto de hábitos de vida inadequados.
Segundo o cardiologista Aloisio Barbosa da Silva esses fatores podem ser causados principalmente pelo sedentarismo, alimentação desbalanceada e rotina desregrada, que tem feito com que pessoas fiquem obesas cada vez mais jovens.
A médica integrante da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sarah Fagundes Grobe, destaca que os riscos cardíacos tem aumentado em homens e mulheres que tenham de 20 a 30 anos de idade.
De acordo com a profissional, as mulheres apresentam alguns fatores de risco específicos que podem antecipar o surgimento de doenças cardíacas, como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, eclâmpsia, menopausa precoce e doenças autoimunes.
Já entre os homens, o cenário seria provocado pelo sedentarismo, consumo excessivo de álcool e de alimentos ultra processados, jornadas extensas de trabalho, uso de estimulantes, privação do sono e, em alguns casos, uso de esteroides anabolizantes.
Recomendações médicas
Segundo os especialistas, é importante que a prevenção comece cedo. Entre as principais medidas preventivas estão o consumo de alimentos naturais, prática regular de exercícios, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, manter o peso adequado e garantir uma boa qualidade de sono.
Hábitos essenciais para uma vida saudável
Alimentação saudável e adequada
Tenha como base alimentos in natura ou minimamente processados.
Reduza o uso de óleos, gorduras, sal e açúcar.
Evite alimentos ultraprocessados.
Beba bastante água ao longo do dia.
Atividade física regular
Realize pelo menos 150 minutos semanais de atividade física moderada (adultos).
Evite permanecer longos períodos sentado.
Sono de qualidade
Durma de 7 a 9 horas por noite, de forma contínua.
Estabeleça horários regulares para dormir e acordar.
Busque formas saudáveis de lidar com pressão e ansiedade, como meditação, hobbies ou conversas.
Cultive boas relações sociais e familiares.
Reserve tempo para atividades que você gosta.
Fonte: primeirapagina






