O grande volume de chuva provocou alagamentos e transtornos em diversos pontos da cidade, com ruas inundadas e intenso fluxo de água. Diante do cenário, foram acionadas imediatamente as equipes das secretarias municipais, incluindo a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), que passou a atuar de forma integrada ao Comitê de Enfrentamento a Alagamentos e à Defesa Civil.
A Assistência Social esteve presente desde os primeiros registros, prestando apoio e suporte às famílias, com a disponibilização de locais provisórios de abrigo, caso houvesse necessidade. De forma preventiva, as equipes técnicas da SMAS realizaram visitas in loco, levantando informações, dialogando com os moradores e fazendo o mapeamento das áreas atingidas, especialmente nos bairros Noice Curso e Hélio Ponce de Arruda, identificando possíveis perdas materiais e de alimentos.
Sempre que o comitê ou a Defesa Civil é acionado, a Assistência Social atua de forma imediata, avaliando a situação de cada família, verificando a possibilidade de saída voluntária do local, quando necessário, e articulando com a Secretaria Municipal de Educação a disponibilização de espaços de apoio, como CMEIs e escolas da rede municipal.
Atualmente, seguem em situação de alerta os bairros: Joaquim Curvo, Construmat, Hélio Ponce, Carrapicho, Unipark, Jardim União e Alameda. A Prefeitura de Várzea Grande reforça que segue monitorando as condições climáticas e orienta a população a acionar os canais oficiais em caso de necessidade.
Em casos de emergência e eventuais enchentes, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 153, número da Guarda Municipal.
Fonte: Olhar Direto






