Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Alerta: Em 2025 o Windows 10 não terá mais atualizações. Descubra as ameaças para seu PC!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Microsoft lançará a última atualização para o Windows 10 no Patchday, em 14 de outubro de 2025. Após essa data, o sistema operacional não receberá mais atualizações, o que pode comprometer a segurança do seu PC diante do aumento das ameaças cibernéticas.
O CenárioMT explica o que o fim do suporte ao Windows 10 significa para seu computador, com referência à publicação PCWorld, especializada em tecnologia, análises e guias sobre computação.

O Windows 10 não se tornará imediatamente inseguro ou inutilizável

Windows 10
Windows 10 – Imagem: Cenáriomt

Não há necessidade de pânico. O Windows 10 continuará funcionando indefinidamente, já que a Microsoft não desativa o sistema operacional, mas apenas interrompe as atualizações. No entanto, vulnerabilidades de segurança não serão mais corrigidas.

Com o aumento dos ataques cibernéticos, isso pode se tornar um problema a longo prazo. Novas falhas podem permitir o acesso não autorizado ao seu computador e dados.

PCs conectados à Internet serão os mais vulneráveis. No entanto, os recursos de segurança internos do Windows 10, incluindo proteção contra malware, permanecerão ativos.

Para minimizar riscos, uma solução seria desconectar o computador da Internet, mas isso comprometeria sua funcionalidade. A atualização para o Windows 11 é a opção mais segura, especialmente porque a Microsoft ainda permite a atualização gratuita.

Os riscos do Windows 10 após o fim do suporte

Novas vulnerabilidades são regularmente descobertas em sistemas operacionais, mesmo anos após seu lançamento. A partir de outubro de 2025, a Microsoft não corrigirá mais essas falhas no Windows 10, aumentando o risco de infecção por malware.

A maioria dos usuários está conectada à Internet por meio de roteadores com firewalls, reduzindo ataques diretos, mas sites maliciosos e downloads inseguros continuarão sendo uma ameaça.

Usuários que realizam operações financeiras, como transações bancárias online, devem considerar a atualização do sistema ou a migração para outro SO, como o Linux, para reduzir riscos.

Além disso, após o fim do suporte, desenvolvedores de software gradualmente deixarão de lançar atualizações para o Windows 10, tornando programas menos seguros e, eventualmente, inutilizáveis.

Hackers irão explorar vulnerabilidades do Windows 10

Atualmente, o Windows 10 ainda detém cerca de 60% do mercado, enquanto o Windows 11 possui pouco mais de 30%. Isso faz do Windows 10 um alvo principal para cibercriminosos após o fim do suporte.

Assim que vulnerabilidades forem identificadas, hackers desenvolverão ferramentas para explorá-las, colocando usuários do Windows 10 em risco.

O fim do suporte ao Windows 7 em 2020 afetou apenas 20% do mercado na época, mas o Windows 10 possui uma base de usuários muito maior, tornando-o um alvo ainda mais atraente para ataques cibernéticos.

Posso continuar usando o Windows 10 com segurança?

Se você deseja continuar com o Windows 10, a Microsoft oferece o programa Atualizações de Segurança Estendidas (ESU), que custa cerca de US$ 60 no primeiro ano (até outubro de 2026), com suporte estendido até 2028.

Outra alternativa é a solução 0Patch, que oferece atualizações de segurança até 2030. No entanto, os patches precisam ser baixados a cada reinicialização do sistema.

Além disso, o Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021 recebe suporte até 2032, mas seu uso como sistema operacional doméstico ou empresarial é restrito por licenciamento.

Atualizar para o Windows 11 é a melhor opção

Se o seu dispositivo for compatível, a atualização gratuita para o Windows 11 é a opção mais segura e prática. O sistema oferece suporte contínuo, melhorias de segurança e novos recursos.

Antes de atualizar, verifique se seus aplicativos são compatíveis e faça um backup completo para evitar perda de dados.

Usuários preocupados com a coleta de dados podem desativar recursos de rastreamento utilizando ferramentas como ShutUp10. Além disso, verifique se o seu PC possui um módulo TPM ativado, necessário para a instalação do Windows 11.

Se o seu hardware não for compatível, pode ser o momento ideal para considerar a compra de um novo computador.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.