Com a proximidade da maior festa popular brasileira, órgãos e instituições que atuam na rede de proteção e assistência de crianças e adolescentes alertam para a prevenção e cuidado redobrado durante esse período do carnaval.
Em Rondonópolis a Secretaria de Promoção e Assistência Social em conjunto com o Conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) estão atuando para garantir a segurança, conscientizando a população sobre a importância da proteção integral de meninas e meninos.
Dessa forma, o município conta com o apoio da população e destaca que a responsabilidade é coletiva na prevenção e no enfrentamento de violações de direitos, especialmente o abuso, à exploração sexual, o trabalho infantil e outras situações de vulnerabilidade que tendem a se intensificar durante grandes eventos populares.
“O trabalho infantil e a exploração sexual não apenas violam direitos, mas abrem portas para outras formas de violência. Precisamos reforçar a fiscalização e conscientizar toda a sociedade para garantir a proteção das nossas crianças”, destacou a secretária de promoção e assistência social, Alessandra Ferreira.
O momento exige cuidado e atenção da sociedade, conforme explica o conselheiro tutelar Marcos Willian Lopes Sebastião. “Toda a população deve ajudar a combater esses crimes e cuidar das crianças. Estaremos de prontidão para receber denúncias. A sociedade é muito importante para somar com toda a rede de proteção, inclusive está descrito no Estatuto da Criança e do Adolescente”, pontuou.
Os telefones de denúncias para o Conselho Tutelar são: 66 9217-9667 e 9235-6769. As denúncias são anônimas.
Pitstop
A Secretaria de Promoção e Assistência Social está liderando um pitstop na região central da cidade, programado para a próxima quinta-feira, 12, um dia antes das festividades de carnaval. A ação será integrada com o Conselho Tutelar, CMDCA e outros parceiros para chamar a atenção para os crimes de abuso de exploração sexual, trabalho infantil, entre outros que podem acontecer principalmente nesses períodos festivos.
Fonte: gazetamt






