Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Alerta de Pancadas Fortes de Chuva com a Chegada da Frente Fria nas Capitais

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Frente fria muda a circulação de ventos e afeta as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Nas demais áreas, a onda de calor provoca altas temperaturas e pancadas de chuva. Confira:

Sul

A frente fria se afasta em direção ao oceano, mas muda a circulação de ventos, o que mantém a entrada de umidade em direção ao continente, formando as nuvens carregadas entre o Paraná e Santa Catarina. Ainda tem alerta para as capitais Curitiba e Florianópolis, e chuva que acontece a qualquer momento do dia no Vale do Itajaí e no litoral paranaense. No Rio Grande do Sul, o tempo é estável em praticamente todas as regiões, com previsão de pancadas isoladas apenas no extremo noroeste e também na região serrana. Porto Alegre terá um dia ensolarado e com temperaturas em elevação.

Sudeste

A presença de uma frente fria afastada no oceano favorece a entrada de mais umidade em parte do Sudeste e, por conta disso, tem previsão para pancadas pontualmente fortes em praticamente todo o estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Rio de Janeiro, Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais seguem com o tempo estável e elevadas temperaturas. No Rio de Janeiro, as máximas podem chegar até os 37°C. Na capital paulista, dia quente, com termômetros marcando até 34°C e pancadas isoladas à tarde.

Centro-Oeste

Áreas de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso seguem em onda de calor, o que favorece um dia bem ensolarado, com temperaturas disparando à tarde e chuva muito isolada e passageira. A previsão é de pancadas apenas na metade sul de Mato Grosso do Sul e no norte e leste de Mato Grosso. Em Goiânia e em Brasília, o dia será bem ensolarado, com máximas passando facilmente dos 33°C.

Nordeste

Nesta quarta-feira, as instabilidades continuam concentradas nas áreas litorâneas do Nordeste. O encontro dos ventos dos dois continentes, chamado de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), continua favorecendo a formação de nuvens bem carregadas entre São Luís (MA) e Natal (RN). Tem previsão de chuva em praticamente todo o estado do Maranhão, norte do Piauí e no Ceará. O Rio Grande do Norte tem alerta para temporais, principalmente na região metropolitana. Entre João Pessoa (PB) e Salvador (BA), a chuva é mais passageira e isolada, mas ainda pode vir com forte intensidade em alguns momentos. Já no sertão nordestino, o tempo continua ensolarado, com a temperatura disparando à tarde e com umidade um pouco mais baixa. Os índices ficam entre 25% e 30% nas horas mais quentes do dia.

Norte

O calor e a alta umidade continuam favorecendo a formação de instabilidades entre o Acre, Rondônia, Amazonas e o interior de Roraima. É uma chuva que acontece em vários momentos do dia, mas, mesmo assim, o tempo continua abafado, com as máximas chegando aos 32°C. Entre Pará e Amapá, é o encontro dos ventos dos dois continentes que formam as nuvens carregadas. Tem alerta para temporais em Belém (PA) e em Macapá (AP). No Tocantins a chuva é mais isolada e não tem previsão para altos volumes. O destaque é o calor.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.