A Controladoria-Geral da União () enviou um alerta ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a necessidade de avaliar os riscos ligados à continuidade dos serviços prestados pela R7 Facilities. A orientação foi encaminhada na quinta-feira 13.
A empresa de engenharia está sob investigação da Polícia Federal (PF), que apura fraudes em licitações e contratos públicos. De acordo com o site Metrópoles, a operação busca proteger os interesses do governo e dos empregados terceirizados, que podem ser prejudicados por irregularidades contratuais.
Recentemente, a R7 Facilities foi alvo da Operação Dissímulo, conduzida pela PF. A investigação encontrou indícios de uso de laranjas para ocultar os verdadeiros donos.
Além disso, a companhia teria forjado concorrência entre empresas relacionadas, o que prejudicou a integridade dos processos licitatórios. A CGU adverte que esses aspectos devem ser considerados pelos órgãos federais ao analisar os impactos na execução dos contratos vigentes.

Atualmente, a R7 Facilities mantém 63 contratos com o governo federal, o que totaliza R$ 590 milhões. Os contratos abrangem diversos serviços, e muitos foram renovados recentemente.
A CGU destaca a necessidade de proteger os direitos trabalhistas dos empregados terceirizados da R7 Facilities. “É essencial garantir que os trabalhadores recebam integralmente os direitos”, afirma o órgão, em comunicado ao governo. “Também deve-se evitar que fiquem desamparados diante de eventuais problemas na execução dos contratos.”
A medida visa a assegurar que os salários sejam pagos em dia. Isso evita os atrasos, que já foram registrados anteriormente. Além disso, a CGU ressalta a importância de verificar o cumprimento das obrigações previdenciárias e trabalhistas pela R7 Facilities.
Fonte: revistaoeste