CLIMA

Alerta: Baixa Umidade do Ar preocupa em Mato Grosso nesta Semana

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A porção sudeste de Mato Grosso, incluindo Cuiabá e outros 54 municípios, já começa a semana com alerta de perigo para baixa umidade relativa do ar (URA) nesta segunda-feira (11). O alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) significa umidade variando entre 20% e 12%, condição que atinge a qualidade respiratória da população e carece de medidas de prevenção. As temperaturas mínimas ao longo da semana na Capital se manterão variando de 13ºC a 16ºC, mas as máximas voltam a subir para até 33ºC no meio da semana.

Cuiabá começou com uma manhã gelada nesta segunda-feira, registrando mínima de 14ºC, mas o sol, que já saiu nas primeiras horas do dia e deve elevar a temperatura para a máxima de 29ºC. Não há previsão de chuva, mas muitas nuvens devem se formar no período da tarde. 

Já na terça-feira, a temperatura pela manhã será ainda mais gelada, marcando 13ºC, chegando a 29ºC de máxima. Haverá sol o dia todo em Cuiabá e uma noite de tempo aberto, sem nuvens.

Quarta-feira também começa gelada, com 13ºC, mas a amplitude térmica do dia terá a maior variação da semana, tendo em vista que a máxima atingirá 33ºC. O dia também será de sol e a noite, de tempo aberto, sem nenhuma previsão de chuva.

A quinta-feira terá temperatura mínima de 16ºC, com máxima de 33ºC, com sol durante todo o dia e uma noite de tempo aberto.

Já a sexta-feira terá a mesma temperatura de quinta, porém, o dia terá sol, mas a noite apresentará nebulosidade, porém, sem previsão de chuva. 

O alerta laranja do Inmet emitido para início às 12h desta segunda-feira prevê risco de incêndios florestais e à saúde, o que pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, na boca e no nariz. O aviso prevalesce até as 18h desta segunda.

Ao longo do dia, as recomendações do Inmet são para que se beba bastante líquido, evite atividades físicas, assim como a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é recomendável o uso de hidratante na pele e o umidificação dos ambientes. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.