Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta terça-feira (10.02), do Dia E, destinado ao alistamento eleitoral de jovens eleitores e eleitoras. A iniciativa, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), visa aumentar a participação da juventude no processo democrático, já a partir do pleito deste ano. Isso porque um público estimado em 157 mil jovens residentes no estado, com idades entre 15 e 17 anos, está invisível perante a Justiça Eleitoral.
Este dado é resultado de uma análise do cruzamento de dados do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o Cadastro Eleitoral, que apontou um cenário preocupante: no Estado, apenas 59 mil jovens possuem título de eleitor e estão aptos a votarem nas eleições deste ano, o que corresponde a apenas 28% dentro da faixa etária.
Este foi o cenário que motivou a realização da ação específica focada neste público: a Semana Estadual do Alistamento Jovem. Apesar de contemplar toda esta segunda semana de fevereiro, com a veiculação de campanha de conscientização e outras atividades, a iniciativa ocorre de forma concentrada e simultânea nesta terça-feira (10.02), com o atendimento aos(às) jovens.
A campanha institucional inclui peças publicitárias digitais, spots de rádio e vídeos nas redes sociais. Os atendimentos itinerantes do Dia E ocorrem em escolas de todo o estado, coordenados pelas 57 Zonas Eleitorais, cujo foco é o alistamento eleitoral (confecção do 1º título) de jovens entre 15 e 17 anos de idade, podendo contemplar também, estudantes de 18 anos que ainda não se alistaram.
Fonte: gazetamt






