– A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) decidiu ampliar o tempo de fala dos deputados estaduais e estender a duração das sessões ordinárias realizadas às quartas-feiras. O presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB), anunciou a medida nesta quarta-feira (12) como uma alternativa à demanda de alguns parlamentares pela realização de mais sessões semanais.
“Vamos ampliar o tempo de fala dos parlamentares nas sessões, ampliar o tempo das sessões como uma forma também de ampliar os debates e atender a algo que alguns parlamentares estão cobrando”, afirmou Russi.
De acordo com o projeto de resolução aprovado, o tempo de fala no pequeno expediente passa a ser de 5 minutos e, no grande expediente, de até 15 minutos. Além disso, as sessões ordinárias serão realizadas das 9h às 11h.
Max Russi também destacou que a definição das comissões temáticas ocorreu em consenso entre os 24 deputados, sem impasses, mesmo com membros da Mesa Diretora assumindo a presidência de algumas delas. Inicialmente, havia um acordo para que essas funções fossem ocupadas por deputados que não integram a direção da Casa, mas o entendimento entre os parlamentares permitiu ajustes.
O deputado Paulo Araújo (PP), por exemplo, comandará a Comissão de Saúde mesmo exercendo a função de 2º secretário da Mesa Diretora. Já Elizeu Nascimento (PL), 4º secretário, presidirá a Comissão de Segurança Pública.
“A aprovação das comissões foi unânime entre os 24 deputados. Eu só mandei publicar após a aprovação de todos os parlamentares. Houve um comum acordo, foi bastante tranquilo, e tenho certeza de que as comissões e todos os parlamentares vão fazer um grande trabalho este ano”, acrescentou Russi.
As principais comissões da ALMT continuam sob o comando de parlamentares da base do governador Mauro Mendes (União). Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), responsável por avaliar a constitucionalidade dos projetos, o deputado Eduardo Botelho (União) assumiu a presidência. A oficialização foi publicada no Diário Oficial da ALMT na terça-feira (11).
O deputado Carlos Avallone (PSDB) permanece à frente de duas comissões estratégicas para o governo estadual: a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária e a Comissão de Meio Ambiente. Na primeira, Avallone atua diretamente na análise das leis orçamentárias, que determinam investimentos e prioridades do Estado. Já na segunda, o parlamentar esteve à frente da aprovação de projetos como o Transporte Zero, que proibiu a pesca profissional em Mato Grosso, e a Nova Lei do Pantanal, que flexibilizou regras para a criação de gado na região.
Na Comissão de Trabalho e Administração Pública, que trata de temas como planos de cargos, carreiras e salários, além de mudanças na estrutura administrativa estadual, a presidência ficou com o deputado Beto Dois a Um (União), vice-líder do governo na Casa.
Fonte: odocumento