Vinte e oito navios que transportam vários produtos agrícolas deixaram os portos ucranianos na semana passada, depois que a Rússia mudou de rumo na quarta-feira (2) ao retomar o acordo de exportação de grãos do Mar Negro, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky no sábado (5).
Os navios transportaram mais de 800 mil toneladas de produtos alimentícios dos portos de Odesa, Chornomorsk e Pivdenny, disse Zelensky durante seu discurso noturno.
“Os destinos são Egito, Líbia, Marrocos, Argélia, Omã, Turquia, China e Etiópia. Além disso, o navio para a Etiópia com 30 mil toneladas de trigo a bordo foi fretado pelo Programa Alimentar da ONU (World)”, disse o líder ucraniano.
Zelensky chamou o renascimento desta semana do corredor de grãos do Mar Negro “um dos resultados internacionais mais significativos de todo o outono”.
“Mostramos que o mundo é capaz de garantir a estabilidade apesar das ameaças da Rússia”, disse. “O mundo não sucumbiu à chantagem russa, os principais atores agiram de forma decisiva e, como resultado, evitou-se o agravamento da crise alimentar”, disse o presidente ucraniano. “Quando o mundo está unido, os terroristas não têm chance”.
Zelensky concluiu seu discurso com o que chamou de “mais uma prova do poder da unidade do mundo real”.
Ele disse que a plataforma de caridade ucraniana UNITED24 recebeu US$ 220 milhões em doações de pessoas que vivem em mais de 100 países ao redor do mundo desde seu lançamento, há seis meses.
A Ucrânia lançará um novo esforço de arrecadação de fundos na próxima semana no âmbito da plataforma para arrecadar dinheiro para uma frota de drones marítimos, de acordo com Zelensky.
Fonte: portaldoagronegocio