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Agronegócio

Yara conclui primeira operação de cabotagem de fertilizantes a granel do Brasil

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Yara conclui primeira operação de cabotagem de fertilizantes a granel do Brasil

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, concluiu, nesta (12), o primeiro envio de fertilizantes a granel via cabotagem do país. O navio, com 15 mil toneladas da linha de fertilizantes especiais YaraBasa (que contém macro e micronutrientes no mesmo grânulo), chegou ao Porto de (MA) para aguardar a atracação. Após o descarregamento, os produtos irão para a Unidade Misturadora da Yara em São Luís (MA) para serem distribuídos aos agricultores do Matopiba. A embarcação saiu do píer próprio que a Yara possui em Rio Grande (RS), ao lado do Complexo da empresa na cidade, em 1 de agosto, em um trajeto que levou onze dias. 

“Esta operação pioneira da Yara proporciona o acesso dos produtores de uma das áreas mais pujantes do agronegócio brasileiro a uma linha de fertilizantes especiais que traz aumento de produtividade, em média, de 2 a 3 sacas por hectare em soja (a depender das condições climáticas e de solo). E permite o abastecimento do Matopiba com um produto — hoje, majoritariamente, os agricultores utilizam insumos importados na região”, diz Edvan Cruz, gerente de Operações da empresa. 

Além de mais rápida e segura, a alternativa de transporte de fertilizantes via cabotagem também é sustentável. “O trajeto que fizemos com fertilizante de Rio Grande a São Luís não é viável hoje por rodovia, mas, caso existisse, seriam necessários cerca de 405 caminhões para levarmos essa carga, enquanto a cabotagem nos permitiu o deslocamento por mar com apenas um navio. Desta forma, abrimos mais uma frente para mitigar os desafios logísticos e garantir que o fertilizante chegue ao agricultor na janela ideal”, destaca.

A cabotagem tornou-se uma opção viável devido aos últimos avanços da BR do Mar, que visa equilibrar a matriz de transporte brasileira, que, entre outras medidas, possibilitou a redução da taxa AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Marcante) e desobrigou a necessidade de frota própria para aderir à modalidade.

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