A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, acaba de anunciar os vencedores da 6ª edição do Concurso NossoCafé. O resultado foi transmitido ao público durante a SIC — Semana Internacional do Café, que ocorreu de 16 a 18 de novembro, em Belo Horizonte – MG. O evento reuniu a convite da companhia os 10 finalistas da competição.
O vencedor na categoria Café Cereja Descascado é Edmar Busato, do Sítio Santa Maria, localizado em Marechal Floriano – ES. Já na categoria Café Natural, a vencedora é Viviane Antenor Santos Mattos, do Sítio Terra Preta, em Alto Jequitibá – MG. Ambos ganharão uma viagem para participar do Specialty Coffee Expo 2023, maior evento voltado à indústria de café da América do Norte, realizado nos Estados Unidos.
Além da viagem ao exterior, os primeiros colocados em cada categoria terão seus lotes (5 sacas de 60kg) adquiridos pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado. Os cafés serão ensacados com o nome e a propriedade dos ganhadores NossoCafé estampados nas embalagens que serão distribuídas globalmente pela Yara.
“Temos acompanhado o crescimento do consumo de cafés especiais pelo mundo, bem como o alto potencial produtivo do Brasil neste tipo de grão. Por isso, ficamos muito contentes em reconhecer e premiar os produtores que se dedicam diariamente não apenas em cultivar os melhores grãos, mas que sabem a importância de uma nutrição equilibrada para a qualidade e produtividade dos cafés e confiam na qualidade e excelência das soluções nutricionais Yara”, completa Kaio Dias, especialista líder de café da Yara Brasil.
Além da premiação por qualidade, esta edição contou com um reconhecimento inédito por sustentabilidade. O produtor Sergio Luis Petrachi, da Fazenda Ponta da Mata, localizada em Perdizes – MG foi contemplado entre os finalistas do Concurso NossoCafé 2022 no quesito sustentabilidade. A avaliação foi realizada por uma auditoria independente e reforça o compromisso ambiental Yara.
O Concurso NossoCafé, realizado anualmente pela Yara, está em sua 6ª edição e contou com avaliação e classificação segundo protocolos da Specialty Coffee Association. O resultado completo do Concurso está disponível no site.
Parceria Yara e Cooxupé
Durante a SIC a Yara firmou também a primeira parceria para fornecimento de fertilizante verde no Brasil. O memorando de intenções foi firmado com a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo e estabelece que, nos próximos dezoito meses, as duas companhias estudarão a viabilidade do fornecimento do insumo de menor pegada de carbono, além de trabalharem na adoção de práticas agrícolas, métodos e ferramentas para diminuir a pegada climática envolvida na produção do café e aumentar a produtividade e qualidade da cultura.
O fertilizante verde é um insumo produzido com baixa emissão de carbono, com 80% a 100% a menos quando comparado ao fertilizante convencional, com a utilização de matrizes energéticas limpas. O produto a ser entregue para a Cooxupé pode ser oriundo tanto do Complexo Industrial de Cubatão (SP) da Yara, que receberá biometano da Raízen a partir de 2023 para a fabricação de amônia e fertilizantes verdes, quanto das plantas de produção e projetos da empresa espalhados pelo mundo, como na Noruega, Holanda e Austrália.
Fonte: portaldoagronegocio