Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Workshop Concept Plus Leite cria o ranking

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Workshop Concept Plus Leite cria o ranking

O programa teve um aumento de 37% em fazendas participantes e mostra a importância de parâmetros eficientes de reprodução no benchmarking 2022 

A Alta, líder mundial em melhoramento genético bovino, realizará no dia 04 de outubro o Workshop Concept Plus Leite na cidade de Pato de Minas (MG), voltando ao formato presencial do evento. Participam do programa Concept Plus, 564 fazendas produtoras de leite de diversos estados do país. A novidade desta edição é o índice de reprodução brasileiro, com um ranqueamento das melhores fazendas leiteiras de 2022.     

Neste ano, o Programa Concept Plus Leite registrou um aumento de 37% de fazendas validadas, em relação ao ano anterior, sendo um total de 904 bancos de dados dos produtores validados. O programa evoluiu desde a sua criação, em 2018, e entrega as principais referências produtivas do mercado leiteiro. “Quando criamos o Concept Plus Leite, não tínhamos nenhum levantamento para servir de referência, agora temos mais 1.600 fazendas leiteiras analisadas, com aproximadamente dois milhões de serviços avaliados. O que aumenta cada vez mais a segurança de entregar referências que possam ser fonte de consulta e decisões dentro das propriedades brasileiras”, explica Tiago Ferreira, Gerente Técnico de Leite da Alta.  

A novidade do workshop será o novo ranking “Top 25% – índice de reprodução brasileiro”, onde foram verificados os critérios de eficiência reprodutiva de vacas e novilhas no rebanho, de acordo com o número de cada produtor. “Para avaliação, nós dividimos as fazendas em duas categorias: com menos de 200 vacas em lactação e as maiores do que 200 em lactação, para chegar ao ranking de 25%. Pela primeira vez, o Brasil vai saber quais são as fazendas mais eficientes do mercado”, afirma Ferreira. 

Para o Gerente Técnico de Leite da Alta, o que mais chama atenção dentro do programa é o quanto ainda existem oportunidades para intensificar a reprodução nas novilhas, na idade da primeira inseminação e, consequentemente, na idade do primeiro parto. Ainda pondera o quanto há espaço de evolução na perda de prenhez das vacas, por ser um número alto nas fazendas em nível de produção leiteira do Brasil. 

Na rotina reprodutiva de um rebanho, é preciso se preocupar com tudo que interfere no seu desenvolvimento: sanidade, conforto, alimentação e estrutura. Isso faz a diferença no resultado final da produção de leite nas fazendas. “Nós tivemos uma evolução muito grande em termos de eficiência reprodutiva, principalmente em taxa de prenhez em algumas fazendas, mas, como o banco de dados está crescendo muito, a média não mudou muito. Nas fazendas que já estão no programa, sendo acompanhadas há mais tempo, é visível o quanto evoluíram”, conclui. 

Tiago Ferreira, Gerente Técnico de Leite da Alta

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.